Marketing and Promotion in the Hotel Industry: A case study in a Family-run Hotel and Hotel Group

Autores

  • Luís Pereira Instituto Politécnico de Leiria
  • Paulo Almeida Instituto Politécnico de Leiria

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij2(1)2014.30110

Palavras-chave:

Turismo, Hotelaria, Gestão hoteleira, Marketing, Comunicação, Comunicação interna, Comunicação externa

Resumo

O marketing assume uma grande importância para todo o tipo de empresas turísticas na medida em que se apresenta como uma ferramenta de apoio à gestão e na ajuda da definição de estratégias adequadas para o desenvolvimento das mesmas, com o objetivo principal de potenciar resultados financeiros. Desta forma, o pensamento de marketing e a estratégia de comunicação desenvolvida de forma pensada e estruturada permite colocar a empresa em melhores condições de alcançar uma maior quota de mercado que permita fazer chegar o produto ou serviço junto dos clientes e do mercado. Assim, o marketing e a comunicação devem definir um conjunto de ações de comunicação interna e externa que possam ser colocadas em prática e que permitam transmitir mensagens com o objetivo de dar a conhecer a empresa, os seus produtos e serviços de forma a provocar nos consumidores o desejo de aquisição. Para perceber de que forma é que o marketing e a comunicação podem desempenhar este papel vital para as unidades hoteleiras, procurámos recolher um conjunto de informações sobre os temas do turismo, da hotelaria, da gestão hoteleira, do marketing e da comunicação, temas estes que admitimos serem determinantes para o nosso trabalho de investigação. Para tal, foi fundamental a pesquisa de livros temáticos, a consulta de artigos publicados, a leitura de teses já realizadas sobre estes assuntos, a realização de entrevista junto da direção de unidade hoteleira de gestão familiar para recolher informações sobre como é feita a gestão do hotel e a visita aos dois tipos de hotel que foram alvo do nosso trabalho de investigação. Após a recolha e tratamento de todas as informações e conteúdos que pudessem dar resposta aos objetivos da nossa investigação, foi possível perceber que o marketing e a comunicação são um veículo de grande importância para a gestão das unidades hoteleiras.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Pereira, L., & Almeida, P. (2023). Marketing and Promotion in the Hotel Industry: A case study in a Family-run Hotel and Hotel Group. Tourism and Hospitality International Journal, 2(1), 92–105. https://doi.org/10.57883/thij2(1)2014.30110