Festivais de música: Uma análise da motivação sob a ótica do turismo
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij3(4)2014.30162Palavras-chave:
Motivação, Festivais de Música, Turismo, Experiência, VivênciaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as motivações para a participação de festivais de música, analisando-as sob a perspectiva do turismo e investigar se a vivência em um festival de música se configura como uma experiência turística. O método utilizado, além da pesquisa bibliográfica, documental de cunho qualitativo, foi uma pesquisa de campo na qual realizaram-se entrevistas qualitativas semiestruturadas com 32 participantes de pelo menos dois festivais de música. Foram estabelecidas as seguintes categorias de análise para a motivação: a experiência/vivência, o compartilhamento e a influência do lugar. Dentre os principais resultados encontrou-se que a motivação para a participação de festivais de música é ampla e diversificada, no entanto envolvem a música, o espetáculo criado e a interação social. O turismo possibilita inúmeras experiências e vivências, enquanto que os festivais de música possibilitam uma vivência única semelhante à realização de uma viagem, com a diferença do envolvimento com os demais elementos da cidade. Portanto, concluiu-se que a vivência proporcionada pelos festivais possuem alguns elementos que compõe a essência do turismo, como a motivação que gera uma expectativa, o lugar que abriga a vivência e a interação social. Os festivais de música evidenciam-se, assim, como experiências únicas e carregadas de significado, se configurando como mais uma das experiências possibilitadas pelo turismo.
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