A historicidade dos festivais de música: Uma análise sob a perspectiva do turismo

Autores

  • Rayane Ruas Universidade de Brasília
  • Donária Coelho Duarte Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij2(2)2014.30136

Palavras-chave:

Festivais de Música, Turismo, Experiência, Histórico

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em um estudo  bibliográfico e documental, que busca construir uma historicidade dos festivais de música, entendendo que estes eventos contribuem para o turismo como uma das experiências possíveis de se vivenciar sob este enfoque.  O recorte do objeto de estudo foram os principais festivais de música que ocorreram no decorrer dos tempos. Os resultados desta pesquisa apontaram que os Estados Unidos foram o berço dos festivais, entretanto foi na Inglaterra onde eles encontraram um ambiente favorável e se desenvolveram, posteriormente se espalhando pelo mundo. Outro aspecto identificado foi que os primeiros festivais tinham suas entradas gratuitas ou com valores simbólicos, pois o objetivo da sua realização era a celebração e com o passar dos anos eles foram adotando o caráter mercadológico e comercial. Nos primeiros festivais o turismo pouco influenciou no seu desenvolvimento, pois se tratavam de algo mais local, uma confraternização. Entretanto, com o passar do tempo os festivais tomaram uma ampla proporção que só foi possível apoiando-se nas infraestruturas e serviços proporcionados pelo turismo.

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Publicado

2023-06-14

Como Citar

Ruas, R., & Coelho Duarte, D. (2023). A historicidade dos festivais de música: Uma análise sob a perspectiva do turismo. Tourism and Hospitality International Journal, 2(2), 94–109. https://doi.org/10.57883/thij2(2)2014.30136