A historicidade dos festivais de música: Uma análise sob a perspectiva do turismo
DOI:
https://doi.org/10.57883/thij2(2)2014.30136Palavras-chave:
Festivais de Música, Turismo, Experiência, HistóricoResumo
Este artigo trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, baseada em um estudo bibliográfico e documental, que busca construir uma historicidade dos festivais de música, entendendo que estes eventos contribuem para o turismo como uma das experiências possíveis de se vivenciar sob este enfoque. O recorte do objeto de estudo foram os principais festivais de música que ocorreram no decorrer dos tempos. Os resultados desta pesquisa apontaram que os Estados Unidos foram o berço dos festivais, entretanto foi na Inglaterra onde eles encontraram um ambiente favorável e se desenvolveram, posteriormente se espalhando pelo mundo. Outro aspecto identificado foi que os primeiros festivais tinham suas entradas gratuitas ou com valores simbólicos, pois o objetivo da sua realização era a celebração e com o passar dos anos eles foram adotando o caráter mercadológico e comercial. Nos primeiros festivais o turismo pouco influenciou no seu desenvolvimento, pois se tratavam de algo mais local, uma confraternização. Entretanto, com o passar do tempo os festivais tomaram uma ampla proporção que só foi possível apoiando-se nas infraestruturas e serviços proporcionados pelo turismo.
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