El Potencial del Turismo de Cruceros en Galicia. Estudio de Caso

Autores

  • María de la Cruz del Río-Rama Universidade de Vigo, Espanha
  • José Álvarez-García Universidade de Extremadura, Espanha
  • Almudena Sereno-Ramirez Universidade de Extremadura, Espanha
  • Amador Durán Sánchez Universidade de Extremadura, Espanha

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30310

Palavras-chave:

Turismo, Cruzeiros, Portos, Perfil do turista, Oferta turística

Resumo

O turismo de Cruzeiros teve o seu início a princípios do século XIX, apesar disso, ainda são muito poucos os estudos de investigação realizados em relação a esta tipologia turística. O objetivo principal desta investigação é identificar o potencial do porto de Vigo como porto de destino de turismo de cruzeiros. Esse objetivo permitiu contextualizar a realidade atual da atividade portuária do porto de Vigo sobre o turismo de cruzeiros, bem como propor e realizar uma análise SWOT, que permite apresentar conclusões e recomendações relativas Turismo de Cruzeiros do Porto de Vigo. A metodologia utilizada é o estudo de caso, a obtenção de informação de fontes secundárias (relatórios da The Global Economic Contribution of Cruise Tourism, relatórios estatísticos anuais dos portos do Estado, os dados obtidos através de Cruise News Media Group, Relatórios Anuais Autoridade Portuária de Vigo). De todos os relatórios referidos são extraídos os dados considerados relevantes e tem conduzido a sua análise, a fim de cumprir o objectivo. A principal conclusão obtida com a realização deste estudo é afirmar com base em dados que o Turismo de cruzeiros no porto de Vigo é uma importante alternativa ao turismo tradicional da região, para manter os valores atuais com base na evolução histórica analisada, espera-se que esta porta poderia transformar-se num líder mundial, desde que as normas de qualidade sejam mantidas e também realizar uma gestão económica, social e ambiental ótima.

Referências

Autoridad Portuaria de A Coruña (2013). Memoria anual. A Coruña.

Autoridad Portuaria de Vigo (2014). Memoria anual. Vigo.

Brida, J., Giraldo, C., Zapata, S. (Noviembre 2010). Un análisis del gasto del pasajero que visita Costa Rica. Anuario Turismo y Sociedad, 11, 35-50.

Brida, J., Riaño, E., Zapata, S (2012). Percepciones de los residentes acerca de los impactos del turismo de cruceros en la comunidad: un análisis factorial y de clústeres. Cuadernos de Turismo, (29), 79-107.

Business Research and Economic Advisors (2014). The contribution of the North American Cruise Industry to the U.S. economy in 2013

Business Research and Economic Advisors (2014). The global economic contribution of the Cruise Tourism in 2013.

Cruise Europe. (2011). Port Handbook. Hamburgo: Cruise Europe.

Cruise Lines International Association CLIA (2015). North American cruise market profile

Cruise Lines International Association CLIA (2014). Annual State of the Industry Press Conference & Media Marketplace.

Cruise Lines International Association CLIA, (2014). State of the Cruise Industry Report.

Cruise Lines International Association CLIA Europa, (2014). Contribution of Cruise Tourism to the Economies of Europe.

Cruise Lines International Association CLIA (Febrero 2013). North America Cruise Industry Update.

Cruise Lines International Association CLIA, (2013). A Unified Global Voice. Charting the future for cruising. Annual Report.

Cruise News Media Group. (Marzo 2011). ¿Gastan los cruceristas? Yes, of course. Cruise News, 16, 24.

FEP España (2011). Puertos pesqueros españoles. Fondo Europeo de Pesca en España, 10, 10.

Fernández Miranda, R. (Noviembre 2012). Lo que hunden mientras flotan. Auge y análisis crítico del turismo de cruceros en la globalización, parte 1. Albasud (13), 2-42.

Fernández Miranda, R. (Noviembre 2012). Lo que hunden mientras flotan. Auge y análisis crítico del turismo de cruceros en la globalización, parte 2. Albasud (14), 2-33.

Garay, L., Cànoves, G., (2012). Turismo de cruceros en Barcelona. De la marginalidad al liderazgo internacional. Boletín de la Asociación de Geógrafos Españoles. (60), 253-271.

G.P. Wild (International) Ltd. (Septiembre 2013). Contribución del turismo de cruceros a las economías de Europa 2012. Cruise News, 26, 18-32.

Hosteltur (Abril 2012). Ranking mundial de puertos top 50 del mundo G.P. Wild. Hosteltur, 35.

Infocruceros (Marzo 2014). Estudio de Satisfacción de Cruceristas 2013. Cruise New, 28, 16-17

Instituto de Estudios Turísticos de Galicia. (2009). Enquisa de destino 2009. Análise estatística sobre o turismo en Galicia. Santiago de Compostela: Xunta de Galicia

Jiménez. S, Illescas. R, Sánchez. R. (2010). Aproximación al comportamiento de compra del turista de cruceros en Málaga. Encontros Científicos- Tourism & Management Studies, (6), 94-106.

Ley de Puertos del Estado y de la Marina Mercante. Boletín Oficial del Estado, España, 20 de octubre de 2011.

Luna Buades, M. (2012). El turismo de cruceros en el Mediterráneo. Una aproximación a las Illes Ballears. Palma de Mallorca. Universitat de les Illes Ballears.

Murias López, R. (2002). La industria del crucero en el siglo XXII. Implicación en los puertos españoles y perspectivas de futuro. Barcelona. Universitat Politécnica de Catalunya.

Organización Mundial de Turismo. (2008). Turismo de Cruceros. Situación actual y tendencias. Madrid.

Puertos del Estado (2014).Nota de prensa: los puertos españoles suman 7,6 millones de cruceristas en 2013. Madrid: Ministerio de Fomento.

Zapico Fernández, E. (2013). Turismo de cruceros en Gijón. Un análisis económico. Oviedo. Universidad de Oviedo.

Publicado

2023-06-13

Como Citar

Río-Rama, M. de la C. del, Álvarez-García, J., Sereno-Ramirez, A., & Durán Sánchez, A. (2023). El Potencial del Turismo de Cruceros en Galicia. Estudio de Caso. Tourism and Hospitality International Journal, 5(1), 135–159. https://doi.org/10.57883/thij5(1)2015.30310

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)