A relevância de uma abordagem estratégica aos eventos por parte das unidades hoteleiras: O caso de estudo do Hotel Arts Barcelona

Autores

  • Leonor Espírito Santo Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Tiago Lopes Instituto Superior de Gestão; Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril; Centro de Estudos Geográficos, IGOT, Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij22(1)2024.35409

Palavras-chave:

Turismo de eventos, Eventos, Hotelaria, Hotel Arts Barcelona

Resumo

Os eventos têm-se revelado cada vez mais importantes para o setor hoteleiro. A aposta das unidades hoteleiras neste fenómeno emergente decorre do facto de representar uma fonte de receita significativa e de possibilitar a dinamização do seu negócio. A promoção e desenvolvimento de eventos nas épocas baixas, de forma a atenuar a sazonalidade, assim como o desenvolvimento de uma boa estratégia de promoção e marketing destes eventos, tornam-se fatores essenciais para impulsionar o desempenho dos hotéis nestas áreas. Os eventos corporativos, em particular, desempenham um papel crucial na atenuação das flutuações sazonais, aumentando as taxas de ocupação hoteleira e, consequentemente, as receitas dos hotéis. Esta estratégia é vista, assim, como um meio eficaz para obter bons resultados e sucesso nestas unidades. É neste contexto que se enquadra o presente artigo, que visa analisar a abordagem estratégica do Hotel Arts Barcelona sobre a organização de eventos, e o seu impacto em variáveis como taxas de ocupação, benefícios económicos e infraestruturas e equipamentos. O estudo decorreu de uma investigação empírica desenvolvida no âmbito de estágio académico que englobou a análise de dados quantitativos preexistentes e de dados qualitativos resultantes das entrevistas realizadas à direção destes departamentos. Conclui-se uma importância significativa do segmento de eventos para o Hotel Arts Barcelona. A capacidade do hotel em atrair eventos e proporcionar instalações de alta qualidade emergem como fatores determinantes para o seu excecional desempenho económico e para a sua posição de destaque no mercado hoteleiro. Os resultados globais destacam o papel significativo desempenhado pelo segmento de eventos na melhoria das taxas de ocupação, no combate à sazonalidade e no aumento das receitas do hotel.

Referências

Annahas, D. & Santos, G. (2011). Captação de eventos na hotelaria em relação à taxa de ocupação. V Fórum Internacional de Turismo do Iguassu, 1(1), pp. 1-15.

Armbrecht, J. & Andersson, T. (2016). Subjects and objects of event impact analysis. Scandinavian Journal of Hospitality and Tourism, 16(2), pp. 111-114 .

Baron, R. (1972). Seasonality in tourism – part I. International Tourism Quarterly, 4, pp. 40-64.

Bowdin, G.; Allen, J.; Harris, R.; McDonnell, I. & O´Toole, W. (2012). Events management (3rd ed.). London: Routledge.

Britto, J. & Fontes, N. (2012). Estratégias para eventos: Uma ótica do marketing e do turismo. São Paulo: Aleph.

Caetano, J. & Colantuono, A. (2015). A rentabilidade dos eventos de negócios para os hotéis da cidade de São Paulo: um estudo de caso do Hotel SB SP. Revista de Administração IMED, 5(3), pp. 302-318.

Carneiro, J. & Fontes, N. (1997). Turismo e eventos: Instrumento de promoção e estratégia de marketing. Turismo em Análise, 8(1), pp. 65-74.

Castelli, G. (2002). Excelência em hotelaria: Uma abordagem prática (3ª ed.). Rio de Janeiro: Qualitymark.

Celuch, K. (2020). The Meetings Industry – An overview and structure. In K. Celuch (ed.). The business and management of convention and visitor bureaus – A global approach. Oxford: Goodfellow Publishers, pp. 1-40.

Collpy, C. (2003). O hotel económico como tendência hoteleira. In M. Bahl (ed.). Turismo – Enfoques teóricos e práticos. São Paulo: Roca, pp. 342-348.

Connell, J., Page, S. & Meyer, D. (2015). Visitor attractions and events: Responding to seasonality. Tourism Management, 46, pp. 283-298.

Coutinho, H. & Coutinho, H. (2007). Turismo de eventos como alternativa para o problema da sazonalidade turística. Revista Eletrônica Aboré, 3, pp. 1-13.

Cunha, L. & Abrantes, A. (2019). Introdução ao turismo (6ª ed.). Lisboa: Lidel.

Depken, C. & Stephenson, E. (2018). Hotel demand before, during, and after sports events: Evidence from Charlotte, North Carolina. Economic Inpuiry, 56(3), pp. 1764-1776.

Fénix Hotéis (2023). Como escolher um hotel para realizar eventos?. Disponível em: https://www.fenixhoteis.com.br/como-escolher-hotel-realizar-eventos. Acedido a 13/09/2023.

Ferdinand, N. & Kitchin, P. (2016). Events management: An international approach (2nd ed.). London: SAGE Publications.

Getz, D. (1991). Festivals, special events and tourism. New York: Van Nostrand Reinhold.

Getz, D. (2005). Event management & event tourism (2nd ed.). New York: Cognizant Communication Corporation.

Getz, D. (2008). Event tourism: Definition, evolution, and research. Tourism Management, 29, pp. 403-428.

Getz, D. (2009). Event studies: Theory, research and policy for planned events (2nd ed.). Oxford: Butterworth-Heinemann.

Goldblatt, J. (1990) Special events: The art and science of celebration. New York: Van Nostrand Reinhold.

Hall, C. (1992). Hallmark tourist events: Impacts, management and planning. London: Belhaven Press

Hotel Arts Barcelona (2023a). An iconic hotel with cutting-edge design. Disponível em: https://www.hotelartsbarcelona.com/en/luxury-hotel-barcelona/an-iconic-hotel/ Acedido a 01/05/2023.

Hotel Arts Barcelona (2023b). Barcelona guest rooms & suites: Luxury penthouses with breathtaking Barcelona views. Disponível em: https://www.ritzcarlton.com/en/hotels/spain/barcelona/rooms-suites. Acedido a 06/05/2023.

Hotel Arts Barcelona (2023c). Rooms & suites: A sea of rooms and suites. Disponível em: https://www.hotelartsbarcelona.com/en/hotel-rooms/. Acedido a 06/05/2023.

Hotel Arts Barcelona (2023d). The luxury Mediterranean lifestyle, where city meets sea. Disponível em: https://www.hotelartsbarcelona.com/en/. Acedido a 01/05/2023.

Hotel Arts Barcelona (2023e). Dining. Disponível em: https://www.hotelartsbarcelona.com/en/luxury-dining-barcelona/. Acedido a 03/05/2023.

Hotel Arts Barcelona (2023f). Meetings & events: Celebrate your event at Hotel Arts. Disponível em: https://www.hotelartsbarcelona.com/en/meetings-and-events/. Acedido a 13/05/2023.

Karadakis, K.; Kaplanidou, K. & Karlis, G. (2010). Event leveraging of mega sport events: A SWOT analysis approach. International Journal of Event and Festival Management, 1(3), pp. 170-185.

Martin, V. (2003). Manual prático de eventos. São Paulo: Altas.

Medlik, S. & Ingram, H. (2002). Introdução à hotelaria: Gerenciamento e serviços (4ª ed.). Rio de Janeiro: Campus.

Menezes, M. & Bridi, G. (2016). Eventos corporativos na hotelaria. Um estudo de caso de hotéis de Porto Alegre-RS. Fólio – Revista Científica Digital - Jornalismo, Publicidade e Turismo, 17(1), pp. 145-160.

Okoli, C. (2012). Impact of events management on hospitality and tourism. Journal of Tourism and Heritage Studies, 1(1), pp. 26-35.

Palácio, K.; Grechi, D. & Silva, L. (2015). Eventos e a hotelaria: O cenário no município de Dourados/MS. Revista hospitalidade, 7(1), pp. 463-487.

Perna, F. & Custódio, M. (2008). Importance of events in tourism: Impacts of the UEFA-EURO 2004TM on the accommodation industry in Algarve, Portugal. Anatolia, 19(1), pp. 5-22.

Richards, G. & Palmer, R. (2010). Eventful cities: Cultural management and urban revitalisation. Oxford: Butterworth-Heinemann.

Rocha, R. & Silva, F. (2015). A teoria e a prática do profissional responsável pelo setor de eventos na hotelaria: Estudo na região sul do país. Fólio – Revista Científica Digital - Jornalismo, Publicidade e Turismo, 1(1), pp. 1-20.

Steitz, C. & Hall, J. (2020). The impact of conventions on Hotel Demand: Evidence from Indianapolis using daily hotel occupancy data. Risk and Financial Management, 13(229), pp. 1-15.

UNWTO – World Tourism Organization (2006). Measuring the economic importance of the meetings industry. Developing a tourism satellite account extension. Madrid: WTO.

Valente, S. & Anjos, B. (2017). Gestão estratégica dos espaços de eventos em hotéis: Estudo de casos múltiplos na cidade de São Paulo. Revista Turismo y Desarrollo, 10(23), pp.1-10.

Vieira, J (2015). Eventos e turismo. Planeamento e organização. Da teoria à prática. Lisboa: Edições Sílabo.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Espírito Santo, L., & Lopes, T. (2024). A relevância de uma abordagem estratégica aos eventos por parte das unidades hoteleiras: O caso de estudo do Hotel Arts Barcelona. Tourism and Hospitality International Journal, 22(1), 63–86. https://doi.org/10.57883/thij22(1)2024.35409