Qualidade nos serviços de animação turística dos Açores: perspetivas e motivação dos agentes

Autores

  • Tiago Lopes Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Francisco Silva Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril
  • Maria do Céu Almeida Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij10(1)2018.30493

Palavras-chave:

Qualidade, Turismo na natureza, Animação turística, Sustentabilidade, Açores

Resumo

As novas dinâmicas do turismo, a par do incremento da competitividade no setor, induzem uma maior exigência sobre as empresas, reforçando a necessidade destas se focarem na melhoria da qualidade dos seus serviços, e, concretamente, na sustentabilidade dos seus projetos. A Região Autónoma dos Açores mostra um setor turístico com um importante potencial de crescimento e valorização, embora, tratando-se de um destino emergente, apresente especificidades de desenvolvimento particulares, justificando uma abordagem consistente em torno dos seus segmentos estratégicos, entre os quais figura, com destaque, o turismo na natureza. O presente artigo debruça-se sobre a temática da qualidade aplicada ao produto do turismo na natureza e do setor da animação turística, expondo os resultados de uma investigação empírica sobre as perspetivas e motivações dos agentes de animação turística dos Açores sobre a qualidade dos seus serviços.

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Publicado

2023-06-12

Como Citar

Lopes, T., Silva, F., & Almeida, M. do C. (2023). Qualidade nos serviços de animação turística dos Açores: perspetivas e motivação dos agentes . Tourism and Hospitality International Journal, 10(1), 76–93. https://doi.org/10.57883/thij10(1)2018.30493