Estudo exploratório do comportamento e perfil do consumidor em contextos específicos de turismo: O turismo de golfe no Norte de Portugal

Autores

  • Susana Costa Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)
  • Bruno Sousa Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA)

DOI:

https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30481

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Turismo, Golfe, Norte de Portugal

Resumo

Portugal devido à sua localização e condições climatéricas tornou-se um importante destino de golfe Europeu, sendo que existem atualmente 82 campos de golfe distribuídos por todo o país, destacando-se a relevância do golfe no Algarve, que é onde se a encontram a grande maioria destes campos (Federação Portuguesa de Golfe, 2017). O golfe no Norte de Portugal surge como um complemento à oferta turística existente, mas é de destacar a diversidade de campos de golfe na região (Ribeiro, 2006). O objetivo principal deste estudo foi perceber qual o perfil do consumidor de golfe no Norte de Portugal bem como conhecer o seu comportamento. De modo a conhecer o comportamento do consumidor foi elaborado um modelo conceptual que permitiu estudar um conjunto de variáveis e hipóteses que foram testadas de modo a se obterem as respostas desejadas. Relativamente ao comportamento do consumidor foi possível verificar que a imagem do destino, a qualidade e a satisfação têm um forte impacto sobre o comportamento pós-compra do consumidor de golfe na região Norte de Portugal, sendo que também foi possível apurar que os jogadores pretendem regressar bem como recomendar o destino.

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Publicado

2023-06-06

Como Citar

Costa, S., & Sousa, B. (2023). Estudo exploratório do comportamento e perfil do consumidor em contextos específicos de turismo: O turismo de golfe no Norte de Portugal. Tourism and Hospitality International Journal, 12(1), 13–31. https://doi.org/10.57883/thij12(1)2019.30481