Efeito da utilização do morango silvestre como aditivo aromático na alimentação de porcas em lactação e recria de leitões

Autores

  • Luís Anacleto Duarte Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém
  • Isabel Cunha Euroeste
  • Joel Ferreira Marques Euroeste
  • António Andrade Vicente Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém
  • Paulo Reis Branco Pardal Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14363

Resumo

O estudo foi conduzido em dois ensaios distintos, testando-se o efeito da utilização do morango silvestre, como aditivo aromático no alimento composto comercial de porcas em lactação, e de leitões em recria. Utilizou-se um total de 47 porcas reprodutoras híbridas comerciais, de linha genética PIC© (Large White x Landrace) e 561 leitões, desmamados aos 28 dias de vida, seguindo-se uma recria de 14 dias.

Utilizaram-se dois alimentos compostos comerciais distintos, a dieta controlo, e a dieta experimental, preparada com base no alimento controlo, aditado com aroma de morango silvestre. Os leitões em recria receberam um alimento composto medicamentoso, com o mesmo aroma do alimento composto aromático experimental das porcas reprodutoras.

Procedeu-se à pesagem dos leitões, por parque, ao desmame e no final da recria. Controlou-se o alimento distribuído e rejeitado, o que permitiu a determinação do alimento ingerido, por parque. Determinou-se o ganho médio diário e o índice de conversão alimentar, na fase de recria.

Os resultados obtidos sugerem interesse na utilização deste aroma, permitindo melhores resultados no desempenho produtivo dos leitões, em aleitamento (+ 0,14 a 0,19 kg PV desmame), e em fase de recria (+ 17 a 32 g de GMD e - 0,09 a 0,04 de IC).

Biografias Autor

Luís Anacleto Duarte, Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

Licenciatura em Produção Animal

Isabel Cunha, Euroeste

Médica Veterinária

Joel Ferreira Marques, Euroeste

Eng. Produção Animal

António Andrade Vicente, Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente - Área Científica da Produção Animal e Ciências Veterinárias

Paulo Reis Branco Pardal, Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente - Área Científica da Produção Animal e Ciências Veterinárias

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Duarte, L. A., Cunha, I., Marques, J. F., Vicente, A. A., & Branco Pardal, P. R. (2015). Efeito da utilização do morango silvestre como aditivo aromático na alimentação de porcas em lactação e recria de leitões. Revista Da UI_IPSantarém, 3(4), 28–35. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14363

Edição

Secção

Artigos