CARATERIZAÇÃO DAS EXPLORAÇÕES DE CAPRINOS DA RAÇA SERRANA, ECÓTIPO RIBATEJANO, NA REGIÃO DO OESTE

Autores

  • Andreia Pires Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém
  • Dina Martins ACRO – Associação dos Criadores e Reprodutores de Gado do Oeste, PORTUGAL
  • Paulo Reis Branco Pardal Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14364

Resumo

O trabalho carateriza o efetivo e as condições de exploração da raça caprina Serrana, ecótipo Ribatejano, na região do Oeste. Baseia-se em registos disponibilizados pelas entidades que gerem o Livro Genealógico da raça, e inquéritos realizados junto dos caprinicultores. Obtiveram-se ainda dados relativos à qualidade higiénica do leite, junto das entidades responsáveis pela sua recolha.

Atualmente, existem vinte e três criadores com animais inscritos no Livro Genealógico desta raça, na região do Oeste, com um efetivo total de 3997 animais.

As explorações são do tipo familiar com efetivos médios de 182 animais. Maioritariamente, utilizam para alojamento dos animais estruturas improvisadas, por reconversão de edifícios antigos, e dispõem de ordenha mecânica.

A principal fonte de rendimento dos caprinicultores resulta da venda do leite para a indústria de transformação, sendo a receita da exploração complementada com a venda dos cabritos e o prémio atribuído aos caprinos.

A produção de leite, total e corrigida para 150 dias de lactação, em média de 234,4 L e 200,4 L, respetivamente, encontra-se abaixo do valor padrão da raça Serrana, ecótipo Ribatejano.

A qualidade higiénica do leite é deficiente na generalidade das explorações, ultrapassando os valores de referência recomendados

Biografias Autor

Andreia Pires, Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

Estudante de Licenciatura em Produção Animal

Dina Martins, ACRO – Associação dos Criadores e Reprodutores de Gado do Oeste, PORTUGAL

Técnica Superior - Caprinos

Paulo Reis Branco Pardal, Escola Superior Agrária do Instituto Politecnico de Santarém

Departamento de Ciências Agrárias e do Ambiente - Área Científica da Produção Animal e Ciências Veterinárias

Downloads

Publicado

2015-11-23

Como Citar

Pires, A., Martins, D., & Branco Pardal, P. R. (2015). CARATERIZAÇÃO DAS EXPLORAÇÕES DE CAPRINOS DA RAÇA SERRANA, ECÓTIPO RIBATEJANO, NA REGIÃO DO OESTE. Revista Da UI_IPSantarém, 3(4), 36–60. https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i4.14364

Edição

Secção

Artigos