AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 2º ANO DO 1º CEB NA CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14397Resumo
O presente artigo enquadra-se num estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O objetivo deste estudo foi identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos. A abordagem é de natureza qualitativa, embora alguns resultados sejam analisados quantitativamente. É um estudo exploratório que envolve a turma e em particular dois pares de alunos. Foram realizadas duas tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos e a segunda envolvendo a construção e a interpretação. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos, bem como o registo áudio e vídeo. As principais dificuldades dos alunos são analisadas e discutidas tendo por base um quadro de referência teórico (Curcio (1989) e Bright e Friel (1998)).
Os resultados mostram que os alunos possuem dificuldades na leitura de gráficos nas categorias ler entre dados e ler além dos dados (Curcio, 1989). Na construção de gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, a escala do gráfico e a colocação dos elementos essenciais.
Palavras chave: Gráficos; Organização e tratamento de dados; dificuldades dos alunos.
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