AS DIFICULDADES DOS ALUNOS DE UMA TURMA DO 2º ANO DO 1º CEB NA CONSTRUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE GRÁFICOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14397Abstract
O presente artigo enquadra-se num estudo realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico (CEB). O objetivo deste estudo foi identificar as principais dificuldades dos alunos de uma turma de 2ºano do 1º CEB na construção e interpretação de gráficos. A abordagem é de natureza qualitativa, embora alguns resultados sejam analisados quantitativamente. É um estudo exploratório que envolve a turma e em particular dois pares de alunos. Foram realizadas duas tarefas, a primeira relacionada com a interpretação de gráficos e a segunda envolvendo a construção e a interpretação. Os instrumentos de recolha de dados foram as produções escritas dos alunos, bem como o registo áudio e vídeo. As principais dificuldades dos alunos são analisadas e discutidas tendo por base um quadro de referência teórico (Curcio (1989) e Bright e Friel (1998)).
Os resultados mostram que os alunos possuem dificuldades na leitura de gráficos nas categorias ler entre dados e ler além dos dados (Curcio, 1989). Na construção de gráficos as dificuldades prendem-se com o desenho das barras, a escala do gráfico e a colocação dos elementos essenciais.
Palavras chave: Gráficos; Organização e tratamento de dados; dificuldades dos alunos.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.