PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O PAPEL DO EDUCADOR SOCIAL (PROESSORES E GESTORES) FRENTE AOS DESAFIOS DE IMPLANTAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA – CAMPUS PLANALTINA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v5.i3.14524Palavras-chave:
Agentes Sociais do Campo, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância, Agents of social change, Rural Education, Pedagogy of AlternationResumo
RESUMO
É cada vez mais reconhecida a importância da Pedagogia da Alternância para a realização de uma Educação do Campo que valorize as necessidades e conhecimentos prévios do aluno do campo sem deixar de lado o conhecimento científico necessário ao desenvolvimento do mesmo. Assim, o presente trabalho decorre de um estudo que teve como primordial objetivo identificar e problematizar o papel da Pedagogia da Alternância, da Educação do Campo e da Educação Profissional na execução do Curso Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância que foi desenvolvido exclusivamente a assentados da Reforma Agrária na Superintendência Regional – 28 no Brasil. Este estudo analisou a implementação e execução do projeto sob o prisma da prática pedagógica do professor, das experiências dos alunos e da gestão. Esta pesquisa é de cunho essencialmente qualitativo, apresentada com a utilização de questionários semiestruturados aplicados aos professores, gestores e alunos vinculados ao curso. Após analisar os resultados com uma triangulação dos dados, percebemos que a utilização da Pedagogia da Alternância não é unânime entre os professores para sua execução. Dessa maneira, apesar de o Instituto ter planejado uma Pedagogia da Alternância Integrativa ou Formativa acabou executando uma Pedagogia da Alternância Justapositiva, o que não atende, pelo menos por completo, aos anseios do que foi planeado.
ABSTRACT
It’s widely known the importance of the Pedagogy of Alternation to a Rural Education that takes into consideration the needs and previous knowledge from its students without disregarding the scientific knowledge that is necessary to their development. Thus, this research emerges from a study whose main goal was to identify and to analyse the Pedagogy of Alternation, the Rural Education and the Professional Education roles in the Agriculture Technical Course under the alternation regime which was developed exclusively to settlers from the Land Reform in the Regional Superintendence of Education – 28. This study analyzed the implementation and execution of this project regarding teacher’s pedagogical practice, students’ and school’s administration experiences. This is a qualitative research that used semi- structured questionnaires with teachers, school administrators and students from the course. After analyzing the results through data triangulation, we realized that the use of the Pedagogy of Alternation is not unanimous among teachers. So, even though the Institute has planned an integrating or formative Pedagogy of Alternation, it ended up executing a juxtaposed one, which does not meet, at least fully, the needs of what has been planned. Then, we propose some suggestions to improve the Pedagogy of Alternation implementation in the course regarded in this research considering the social education and community intervention perspective.
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