OS DETERMINANTES DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL NUMA ORGANIZAÇÃO DE ECONOMIA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Anabela Isidoro
  • Paulo Coelho Dias
  • Susana Leal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14341

Resumo

Este trabalho investiga os determinantes da eficácia organizacional de uma organização do setor da Economia Social (Centro de Bem Estar Social da Zona Alta de Torres Novas, Portugal) seguindo uma abordagem multistakeholder. Através de vinte entrevistas semiestruturadas realizadas aos clientes, familiares de clientes, colaboradores e Direção identificam-se os fatores que mais relevam para a eficácia organizacional: (a) capacidade de gestão e liderança da Direção e Direção Técnica; (b) qualidade, acessibilidade, diversidade das instalações (adequadas aos fins a que se destinam); (c) adequação e diversidade das atividades de animação/ocupação; (d) qualidade, diversidade e adequação da alimentação; (e) competências pessoais e técnicas dos colaboradores; (f) satisfação e bem-estar dos stakeholders; (g) motivação e gestão das equipas de trabalho; (h) sustentabilidade financeira.

Palavras-chave: Eficácia nas organizações de Economia Social; Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS); eficácia organizacional; stakeholders.

Downloads

Publicado

2015-05-28

Como Citar

Isidoro, A., Dias, P. C., & Leal, S. (2015). OS DETERMINANTES DA EFICÁCIA ORGANIZACIONAL NUMA ORGANIZAÇÃO DE ECONOMIA SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO. Revista Da UI_IPSantarém, 3(1). https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i1.14341

Edição

Secção

Artigos

Artigos mais lidos do(s) mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>