ESTUDO DA RESPOSTA DA CULTURA DA VINHA À APLICAÇÃO DE DOIS PRODUTOS COMPOSTADOS À BASE DE RSU’S E LAMAS DE ETAR
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i1.18298Palavras-chave:
Lamas de ETAR, produto compostado, produção, Vitis vinífera L., RSUResumo
A preocupação com o aumento da produção de subprodutos orgânicos em diversas atividades humanas tem levado ao aproveitamento e utilização desses materiais na agricultura.
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de doses crescentes de dois produtos compostados à base de RSU’s (A) e lamas de ETAR (B) na produção da cultura da vinha. O ensaio foi realizado nos anos de 2015 a 2017 na Escola Superior Agrária de Santarém, Quinta do Quinto. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com quatro tratamentos (0; 12,5.t ha-1; 25 t ha-1; 37,5 t ha-1) e quatro repetições. A produção foi avaliada a partir do peso dos cachos de uvas.
A aplicação da dose de 37,5 t ha-1, conduziu a aumentos de produção de 7654 kg ha-1 (produto A) e de 9803 kg ha-1 (produto B), correspondendo respetivamente a incrementos de 204 kg e de 261 kg de uvas por tonelada de produto aplicado. A produção foi maior em 2015 e menor em 2017, justificando-se essa diferença pela variação das condições climáticas entre anos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.