Gestão de precisão nos recursos hídricos – casos práticos de demonstração
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32547Palavras-chave:
Agricultura de precisão, Gulbenkian água, Olivicultura, Tecnologias de monitorização, Uso eficiente da águaResumo
O uso eficiente da água é uma necessidade por parte de todos os agricultores dados os constrangimentos crescentes verificados na sua disponibilidade atual e futura. O projeto H2Oliva, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, teve como objetivo a promoção e demonstração de práticas eficientes de gestão de água de rega, com o apoio das tecnologias de monitorização atualmente existentes. O projeto teve uma lógica complementar nas três sessões temáticas que foram realizadas, abordando-se todos os conceitos teóricos e práticos necessários ao uso eficiente da água. A metodologia utilizada foi baseada no princípio do “aprender-fazendo” e procurou que os participantes acompanhassem as diferentes fases de implementação de um roteiro dirigido ao uso eficiente da água, onde puderam experienciar em primeira mão as vantagens, desvantagens, desafios e oportunidades da utilização de diferentes tecnologias. As sessões, com componente teórica e prática, realizaram-se em duas regiões por forma a alcançar um maior número de produtores.
Na primeira sessão, foi explorada a relação solo – água. Os participantes puderam assistir ao mapeamento da condutividade elétrica aparente do solo (CEa), discutir a sua relação com a textura do solo e a capacidade de retenção de água do mesmo, utilizando essa informação como suporte à seleção dos locais de monitorização em cada parcela. Na sessão seguinte foram abordados: o balanço da água no solo, as necessidades hídricas da cultura, a gestão de rega no olival e as tecnologias disponíveis para a monitorização, bem como a utilização de índices vegetativos no apoio à decisão. Sendo enumerados diversos métodos de monitorização de água no solo, bem como diversas ferramentas para obter os índices de vegetação, tendo sido discutidas as vantagens e desvantagens de cada opção. Por fim, na última sessão, foi realizado o balanço final da campanha no que respeita à gestão de rega, abordando a dotação de rega prevista e a efetivamente fornecida à cultura, identificando-se boas práticas, hipóteses de melhoria na gestão de rega e indicadores do uso eficiente da água para a cultura. Paralelamente, o projeto disponibiliza diversos recursos pedagógicos como folhetos e vídeos que podem ser consultados online.
Assim, de modo a potenciar a transferência de conhecimento, este projeto destacou-se por permitir que os participantes fizessem o acompanhamento do ciclo cultural nas três parcelas monitorizadas no projeto e que tivessem contacto direto com todos os passos e tecnologias associados à realização de uma rega de precisão. Com o uso de exemplos concretos, através do acompanhamento do ciclo cultural por parte dos participantes, foi possível traduzir o conhecimento académico de base em implicações reais observáveis nas parcelas, seguindo-se o princípio do “aprender- fazendo”. Foi registado um interesse generalizado dos participantes nas temáticas abordadas, com 100% dos participantes a indicar este interesse e a afirmar a intenção de participar em outras ações do projeto. Paralelamente, também se verificou a efetiva transmissão de conhecimentos, uma vez que mais de 90% dos participantes indicou que pretende utilizar as técnicas e/ou tecnologias abordadas e que se sente capaz de utilizar os conhecimentos transmitidos ao longo das sessões na sua exploração.
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