AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL EQUASS NA QUALIDADE DE VIDA DOS CLIENTES DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO OURIENSE

Autores

  • Pedro Oliveira Instituto Politécnico de Santarém
  • Vasco Silva Centro de Recuperação e Integração Ouriense, Portugal

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19282

Palavras-chave:

Deficiência Mental, EQUASS, Gestão da qualidade, Qualidade de vida.

Resumo

A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas instituições particulares de solidariedade social é uma realidade recente em Portugal, contando com uma prática ainda bastante limitada. Neste sentido o Instituto de Segurança Social lançou a estas organizações um imperativo de certificação da qualidade como forma de diferenciação positiva, espoletando um assinalável interesse pelo tema. Neste artigo reportamos os resultados de um estudo sobre a avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma instituição particular de solidariedade social portuguesa, relativamente ao período decorrido entre 2012 e 2016. Este estudo baseou-se na aplicação da Escala Gencat, resultando como principal conclusão a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, especialmente nas dimensões “Desenvolvimento Pessoal” e “Direitos e Relações Interpessoais”. Para tal mudança foram determinantes os requisitos inerentes ao referencial, muito em especial a adoção dos planos de desenvolvimento pessoal.

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Publicado

2020-01-22

Como Citar

Oliveira, P., & Silva, V. (2020). AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL EQUASS NA QUALIDADE DE VIDA DOS CLIENTES DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO OURIENSE. Revista Da UI_IPSantarém, 7(2), 32–47. https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19282