AVALIAÇÃO DO IMPACTO DA IMPLEMENTAÇÃO DO REFERENCIAL EQUASS NA QUALIDADE DE VIDA DOS CLIENTES DO CENTRO DE RECUPERAÇÃO E INTEGRAÇÃO OURIENSE
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19282Palavras-chave:
Deficiência Mental, EQUASS, Gestão da qualidade, Qualidade de vida.Resumo
A implementação de sistemas de gestão da qualidade nas instituições particulares de solidariedade social é uma realidade recente em Portugal, contando com uma prática ainda bastante limitada. Neste sentido o Instituto de Segurança Social lançou a estas organizações um imperativo de certificação da qualidade como forma de diferenciação positiva, espoletando um assinalável interesse pelo tema. Neste artigo reportamos os resultados de um estudo sobre a avaliação do impacto da implementação do referencial EQUASS na qualidade de vida dos clientes de uma instituição particular de solidariedade social portuguesa, relativamente ao período decorrido entre 2012 e 2016. Este estudo baseou-se na aplicação da Escala Gencat, resultando como principal conclusão a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, especialmente nas dimensões “Desenvolvimento Pessoal” e “Direitos e Relações Interpessoais”. Para tal mudança foram determinantes os requisitos inerentes ao referencial, muito em especial a adoção dos planos de desenvolvimento pessoal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.