Instituições de Ensino Politécnico em Portugal como ecossistemas de Inovação Regional
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i3.32090Palavras-chave:
inovação regional, ecossistemas de inovação, cocriaçãoResumo
As instituições de ensino politécnico em Portugal têm desempenhado um papel crucial no desenvolvimento regional e na promoção da inovação. Este artigo académico explora o papel das instituições de ensino superior como ecossistemas de inovação regional, destacando com base no estado da arte os seus contributos para o desenvolvimento económico, social e tecnológico das regiões onde estão localizadas. Nesse sentido, são discutidas as estratégias adotadas em Portugal pelas instituições politécnicas para fomentar a inovação, incluindo a promoção de parcerias com o setor empresarial, a criação e transferência de conhecimento e a formação de recursos humanos altamente qualificados. Em termos empíricos, a presente investigação aborda casos de incubadoras de projetos de inovação enquanto elementos dinamizadores do desenvolvimento sustentável das regiões portuguesas. De passagem, refletimos acerca da importância dos consórcios entre institutos politécnicos do Centro como instrumentos de ativação da transferência do conhecimento para as pequenas e médias empresas e organizações de economia social referindo concretamente os concursos locais, regionais e nacionais de cocriação (como o programa Demola Portugal).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Pedro Oliveira, Manuela Natário
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-nd/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.