ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL E DESPORTIVA EM CONTEXTO PRISIONAL

  • Susana Alves Instituto Politécnico de Santarém
  • Ana Silva Instituto Politécnico de Santarém
  • Andrea Paixão Instituto Politécnico de Santarém
  • Diana Falcão Instituto Politécnico de Santarém
  • Filipa Cláudio Instituto Politécnico de Santarém
Palavras-chave: animação sociocultural, dança, fitness, reclusos, prisão

Resumo

Este poster pretende apresentar um projeto de animação sociocultural e desportiva desenvolvido com reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre.

O Projeto teve origem num trabalho de um grupo de 3 estudantes, realizado em julho de 2016, na UC Metodologias de Animação Sociocultural do 2.º ano da Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação de Santarém, consistindo numa atividade de dança, com um grupo de 20 reclusos, contando com a colaboração da professora de animação sociocultural e uma professora convidada de dança e fitness. Posteriormente, a pedido do Estabelecimento prisional, em dezembro de 2016, uma turma do 3.º ano deste curso participou na organização da festa de Natal na qual estiveram presentes cerca de 250 reclusos. Em setembro de 2017, foi apresentado um projeto de investigação em animação sociocultural e desportiva ao Prémio Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento, atribuído pelo Instituto Português e Juventude e pela ANIMAR. O referido projeto venceu o prémio na categoria de Estudos.

Este poster apresenta algumas características deste projeto de investigação baseada na prática, de natureza qualitativa, que se desenvolve naquele estabelecimento prisional com reclusos, estudantes e docentes da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Desporto do Instituto Politécnico de Santarém, consistindo essencialmente em dinâmicas de grupo, jogos, dança (coreografias de grupo) e atividades de expressão corporal e emocional.

Publicado
2020-01-22