ANIMAÇÃO SOCIOCULTURAL E DESPORTIVA EM CONTEXTO PRISIONAL
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19306Palavras-chave:
animação sociocultural, dança, fitness, reclusos, prisãoResumo
Este poster pretende apresentar um projeto de animação sociocultural e desportiva desenvolvido com reclusos do Estabelecimento Prisional de Alcoentre.
O Projeto teve origem num trabalho de um grupo de 3 estudantes, realizado em julho de 2016, na UC Metodologias de Animação Sociocultural do 2.º ano da Licenciatura de Educação Social da Escola Superior de Educação de Santarém, consistindo numa atividade de dança, com um grupo de 20 reclusos, contando com a colaboração da professora de animação sociocultural e uma professora convidada de dança e fitness. Posteriormente, a pedido do Estabelecimento prisional, em dezembro de 2016, uma turma do 3.º ano deste curso participou na organização da festa de Natal na qual estiveram presentes cerca de 250 reclusos. Em setembro de 2017, foi apresentado um projeto de investigação em animação sociocultural e desportiva ao Prémio Desporto e Juventude pelo Desenvolvimento, atribuído pelo Instituto Português e Juventude e pela ANIMAR. O referido projeto venceu o prémio na categoria de Estudos.
Este poster apresenta algumas características deste projeto de investigação baseada na prática, de natureza qualitativa, que se desenvolve naquele estabelecimento prisional com reclusos, estudantes e docentes da Escola Superior de Educação e Escola Superior de Desporto do Instituto Politécnico de Santarém, consistindo essencialmente em dinâmicas de grupo, jogos, dança (coreografias de grupo) e atividades de expressão corporal e emocional.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.