Gamificação como elemento de motivação e engagement, aplicada à Metodologia Ágil Scrum

Ciências Exatas e da Engenharia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i1.27354

Palavras-chave:

Engagement, Gamificação, Motivação, Scrum

Resumo

No contexto atual, com o crescente recurso ao trabalho remoto, a tendência passa por procurar, cada vez mais, estratégias que permitam a continuidade e o aumento da motivação, comunicação e compromisso das equipas de TI. Com este artigo, pretende-se demonstrar a importância da gamificação enquanto ferramenta profícua para alcançar o comprometimento e aumentar a motivação. Assim, de forma a fundamentar as estratégias de desenvolvidas, foi desenvolvida uma revisão sistemática de literatura relativamente à aplicação de Gamificação em diversos contextos, um estudo de caso de uma estratégia de gamificação, apresentando-se, ainda, uma proposta de modelo gamificação aplicado à metodologia ágil Scrum. Este trabalho permitiu encontrar indicadores que apontam para uma possível existência de uma associação positiva entre as estratégias de gamificação e o comprometimento dos colaboradores. Por outro lado, na pesquisa efetuada, encontraram-se também evidências de vários benefícios trazidos pelo modelo Scrum para as organizações, pelo que, a simbiose entre estes dois conceitos poderá levar a uma maior criação de valor para as empresas, se bem conseguida.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

Branco, P., & Soberano, M. (2022). Gamificação como elemento de motivação e engagement, aplicada à Metodologia Ágil Scrum: Ciências Exatas e da Engenharia. Revista Da UI_IPSantarém, 10(1), e27354. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i1.27354