Análise dos preços de tomate nos principais mercados da região sul de Moçambique no período entre 2015 e 2019
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i2.29084Palavras-chave:
Comparação, Preço, Tomate, Mercados, MoçambiqueResumo
O tomate é um produto altamente perecível e suscetível às ações a temperaturas extremas. No processo de comercialização deste produto, tem se verificado grandes perdas por parte dos produtores desta cultura, chegando em alguns casos o produto a deteriorar-se no campo de produção por falta de marcado, e em outros casos a deteriorar-se no mercado por excesso de produção. Com vista a ajudar os produtores o presente trabalho analisa o comportamento dos preços de tomate nos principais mercados da região sul de Moçambique. Os dados usados neste artigo foram disponibilizados pelo SIMA. As séries de preço foram desagregados em termos mensais, foram linearizados e compreendem o período temporal de janeiro de 2015 a dezembro de 2019, totalizando 60 observações em cada mercado da região sul de Moçambique. Usámos a Decomposição Clássica de Séries Temporais usando o Microsoft Office Excel 2007, na qual foram produzidos os gráficos. Através do IBM SPSS Statistics 21 foram feitas comparações de média recorrendo a tabela ANOVA. Os resultados mostram que ao longo do ano existe uma variação sazonal significativa dos preços de tomate nos principais mercados da região sul de Moçambique, tanto em termos provinciais quanto em termos dos mercados que constituem cada província. Nesta análise, outras variáveis que podem influenciar o preço, tais como a qualidade do produto, a distância do campo de produção ao mercado, o tamanho do mercado, foram mantidas constantes, mas devem ser consideradas no processo de tomada de decisão em optar ou não por um determinado mercado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Salomão Américo Manjate Júnior, Amir Ernesto Bazo, Rogério Fernandes Romão
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.