A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098Palavras-chave:
Ensino de Línguas, LMS, Moodle, Ambientes de Aprendizagem, Modelo CLIAResumo
Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Direitos de Autor (c) 2022 Luís Rodrigues
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.