A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098

Palavras-chave:

Ensino de Línguas, LMS, Moodle, Ambientes de Aprendizagem, Modelo CLIA

Resumo

Inicialmente como resposta aos desafios colocados pela pandemia da Covid-19, mas, entretanto, já transformada em realidade estruturante de muitas Instituições de Ensino Superior, a tecnologia tem tido papel cada vez mais preponderante no ensino. Este estudo toma como seus sujeitos os professores de línguas da Universidade de Santiago, em Cabo Verde, procurando analisar a sua perceção sobre a implementação e a utilização da plataforma Moodle, para, no final, refletir sobre a real transformação operada em termos de modelo pedagógico. Os resultados apontam para crenças positivas e boa aceitação da plataforma Moodle, embora a sua utilização seja pouco diversificada, nomeadamente no que diz respeito a atividades para ensino e prática das línguas. Conclui-se que estamos ainda numa fase de transição entre uma adaptação de práticas pedagógicas tradicionais e uma verdadeira incorporação de um modelo pedagógico inovador, lançando questões sobre formas e modelos para essa transição.

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Publicado

2022-12-30

Como Citar

Rodrigues, L. . (2022). A Implementação e Utilização de LMS no ensino das línguas no Ensino Superior: entre a Adaptação e a Inovação. Revista Da UI_IPSantarém, 10(4), 36–47. https://doi.org/10.25746/ruiips.v10.i4.29098