Avaliação das aprendizagens num modelo B-learning síncrono: o caso da Universidade de Santiago
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v9.i4.26206Palavras-chave:
B-learning síncrono, Avaliação de conhecimentos, Ambientes de aprendizagemResumo
Como resposta à pandemia da Covid-19, muitas Instituições de Ensino Superior optaram por uma metodologia de B-learning síncrono. Esta foi, também a solução institucionalizada na Universidade de Santiago em Cabo Verde. Este modelo apresenta várias vantagens, mas alguns desafios também, nomeadamente na garantia de modalidades e instrumentos de avaliação de conhecimentos eficientes e rigorosos. Assim, este artigo objetiva conhecer a perceção dos alunos da US em relação à avaliação, ao domínio das tecnologias e a sua predisposição para um modelo de avaliação adaptado à nova realidade. Para tal, foram aplicados inquéritos aos alunos desta Universidade. Os resultados revelam que a avaliação segue abordagem tradicional, embora dominem as tecnologias para realizar avaliações em diferentes formatos e reconheçam a importância de inovações a este nível. Simultaneamente, permanece desconfiança em relação às diferentes modalidades, online e presencial, na realização de avaliações. Sugere-se que se adaptem e diversifiquem os instrumentos de avaliação, apostando na formação e sensibilização dos envolvidos. Por fim, uma avaliação diferenciada deve ser acompanhada por um ensino inovador e centrado nas aprendizagens dos discentes.
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