INCORPORAÇÃO DE RAQUETE DE TÉNIS DE CAMPO EM CRIANÇAS SINISTRÓMANAS E DESTRÍMANAS: (IN)COMPATIBILIDADE ESPACIAL ENTRE ESTIMULAÇÃO VIBRATIL NO INSTRUMENTO E PERCEÇÃO NAS PALMAS DAS MÃOS
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i2.20664Palavras-chave:
Crianças, Incorporação, Propriocepção, Raquete, Crianças, Incorporação, Propriocepção, RaqueteResumo
O julgamento da ordem temporal de dois estímulos recebidos numa sucessão rápida, um para cada membro preênsil, é invertido quando os membros estão cruzados; no entanto, quando o estímulo é detetado através da extremidade de um implemento a compatibilidade espacial é determinante para uma menor frequência de erro. Solicitámos a 46 crianças que segurassem uma raqueta de ténis em cada mão e determinassem o lado da primeira de duas vibrações aplicadas sucessivamente no encordoamento de cada raquete em quatro condições: (i) mãos e raquetes alinhadas, (ii) antebraços cruzados, (iii) raquetes cruzadas, (iv) antebraços e raquetes cruzados. A frequência de erro nas condições (ii) e (iii) foi superior às condições (i) e (iv). As crianças reportaram-se preferencialmente à localização da informação no encordoamento das raquetas, onde ocorreu a produção da vibração e não às mãos, onde as vibrações são efetivamente sentidas. Os resultados suportam a hipótese da transferência da perceção táctil subjetiva da mão para o instrumento, como se este tivesse sido percetivamente incorporado. Nas condições (ii) e (iii) as crianças destrímanas obtiveram melhor prestação quando a vibração referência ocorreu do lado direito.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.