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  • Vol 5 n.º 3 (2017): Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC)

    EDITORIAL

     

    Neste número temático organizámos um conjunto de artigos que resultaram da compilação de algumas das Dissertações de Mestrado já defendidas no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária (MESIC) da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Pela sua natureza, o âmbito a que respeitam estes artigos é o chamado Terceiro Setor, assim designado nos países anglo-saxónicos ou Economia Solidária, conceito mais empregue na Europa. Trata-se, pela sua imensa amplitude de intervenção, de um campo vasto onde convergem, sob um mesmo nome e utilizando metodologias próximas, um não menos vasto campo teórico que, consoante as diferentes proveniências, mais ligadas à pedagogia, à sociologia, à antropologia ou à psicologia, propendem para modelos de intervenção e propostas metodológicas de ação com as convergências referidas mas, também, com uma imensa diversidade extensamente descrita na literatura da especialidade. Mas a referida diversidade resulta ainda —e, pelo menos em parte, explica as múltiplas óticas ora mencionadas—, dos diferentes públicos-alvo com os quais se trabalha e com a diversidade de problemáticas a cada um deles adstrita. Tendencialmente, esta diversidade surge atualmente agrupada em cinco grandes áreas de intervenção ou campos de ação – Adultos e Idosos, Problemáticas ligadas às crianças e jovens e aos comportamentos de risco; Contextos Educativos (novas abordagens educativas, de natureza não formal, para minorias e contextos sociais degradados; violência em meio escolar e Bullying, etc.); Inclusão Social (imigrantes, minorias étnicas e outras) e Gestão das Organizações Sociais. Como consequência, essas acabam por ser as grandes áreas em torno das quais se estrutura o referido Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e, assim, os artigos que se seguirão surgirão organizados segundo esses campos. Na verdade, essas grandes áreas não constituem campos independentes e estanques entre si; pelo contrário, elas estão necessariamente ligadas possuindo inúmeras interseções entre si. Desde logo, elas são, no geral, perpassadas transversalmente -ainda que de uma forma esfumada, sub-reptícia ou, até, etérea-, pelo conceito de inclusão/exclusão social, determinando que a base dos processos de intervenção socioeducativa subjacentes à Educação Social se focalize na procura do empowerment de grupos populacionais mais fragilizados tendo em conta a disponibilidade relativa de determinados recursos ou capacidades. Assim, por exemplo, se, para alguns grupos, a elevação da idade pode constituir um critério para a exclusão social numa sociedade fortemente assente sobre o primado da eficácia, da eficiência e da produtividade físicas, para outros poderão ser os deficits culturais (medidos a diversos níveis) que poderão concorrer para esse fim. De igual modo, para outros grupos, ainda, essa exclusão social poderá decorrer da pertença a minorias (étnicas, por orientação de género, religiosas, etc.); in extremis a exclusão social materializar-se-á na privação da liberdade decorrente da violação, pelos mais diversos caminhos, das normas sociais. Desta forma, ao Técnico Superior em Educação Social cabe sempre, em última instância, fomentar o envolvimento ativo desses grupos de pessoas em projetos que, apoiando-se nos seus próprios recursos, mobilizando a sua participação plena e mediante o apelo a redes organizadas de respostas sociais, se estabeleça como meta conseguir uma melhoria das suas condições de vida. Assim, é então tão válido, em termos do conceito de inclusão social, reconfigurar a conceção de vida de um idoso como alguém que já não tem utilidade no sistema produtivo contrapondo-lhe o conceito de envelhecimento ativo; como, para um toxicodependente cronicamente estigmatizado pela sua adição a uma ou mais substâncias psicoativas, a contraposição dos conceitos de redução de danos e/ou a minimização de riscos decorrentes da referida adição a uma substância psicoativa, permitindo-lhe viver com a sua adição mais como uma contingência variável do que como uma impossibilidade total; paralelamente, ainda tendo por base esse mesmo conceito de inclusão social, reconfigurar a imagem, e as consequências que dela resultam, do indivíduo recluso como alguém cronicamente excluído pelo estigma de presidiário para alguém que, através de respostas sociais adequadas, pode voltar a ter um lugar válido na sociedade Em ambos os casos, o que se procura alcançar é uma reconfiguração do autoconceito do indivíduo, lado a lado com uma tentativa de diminuir alguma da estigmatização social associada a essas circunstâncias de vida, na senda da melhoria das condições de vida dessas pessoas, respeitando a sua natureza idiossincrática e os condicionalismos decorrentes do seu contexto. Públicos diferentes com problemas diversos aos quais o Educador Social procura responder diferentemente, mas sempre na senda da sua maior inclusão, ou menor exclusão social.

    Paralelamente, o leitor perceberá que, neste número temático, muitos dos artigos dizem respeito à realidade brasileira. Tal facto decorre da maioria dos autores dos artigos que se seguem serem oriundos de uma turma de alunos que frequentaram o MESIC à distância através do sistema B-Learning, no âmbito de um Protocolo de Cooperação Internacional estabelecido entre o Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília. A maioria dos artigos representam, por isso, uma súmula das respetivas Dissertações de Mestrado que refletem um contexto de intervenção socioeducativo específico, mas onde, na maioria dos casos, as problemáticas existentes bem como as metodologias adotadas são as mesmas que se utilizam noutras partes do mundo, desde logo, em Portugal. Esta obra serve, assim, também, como corolário de uma cooperação internacional que se tem vindo a revelar extremamente profícua em termos de intercâmbio de experiências, de produção científica e de difusão cultural.

    Por sua vez, este mestrado, e as Dissertações dele resultantes (algumas aqui compiladas sob a forma de artigos científicos), integra-se plenamente na lógica da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém. Na sua génese, como o próprio nome indica, esta Escola tem uma missão educativa. Inicialmente, de forma quase exclusiva, a Escola Superior de Educação desenvolvia a sua oferta formativa no âmbito da Educação Formal. Com o passar do tempo, contudo, e pela necessária adaptação à evolução da sociedade portuguesa, essa oferta formativa tem vindo a alargar-se compreendendo hoje em dia novas linhas de formação, desde logo, no âmbito da Educação não Formal, na qual se integra o Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária. Por sua vez, do lado brasileiro, a rede de Institutos Federais foi legalmente constituída a partir do ano de 2008, numa tentativa de generalizar o acesso da formação e do saber a toda a sociedade brasileira, desde logo, àqueles grupos populacionais que, por diversas razões, são mais excluídos socialmente, embora não se confinando a eles. Assim, a missão da Escola Superior de Educação e a correspondente missão formativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília coincidem no essencial, pelo que a frequência do Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária e os produtos dela resultantes (alguns deles aqui publicados) surgem e confirmam exatamente essa confluência formativa.

    Seguindo as grandes áreas temáticas anteriormente identificadas, esta obra surge arrumada em partes.

    Iniciaremos este número com as problemáticas ínsitas ao contexto escolar, seja no chamado ensino regular, de natureza formal, seja no ensino profissional ou noutras formas não formais de educação adstritas a públicos cuja cultura social de origem nem sempre é convergente com a cultura escolar-urbana de classe média. Este primeiro momento culmina com a violência em meio escolar/bullying. Trata-se da secção onde se encontram agregados mais artigos.

    Neste âmbito, surge um primeiro artigo, da autoria de Juana Silva, Paulo Coelho Dias e Maria Cristina Madeira da Silva, intitulado: “Fatores de influência no processo de evasão escolar em três cursos técnicos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília” que nos traz um estudo sobre o cenário de evasão e eficiência dos cursos técnicos subsequentes em Eventos, Informática e Serviços Públicos do Campus Brasília do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília – IFB, com destaque para os possíveis fatores que levam os estudantes à evasão escolar. Procura-se identificar possíveis causas para o abandono/evasão escolar como forma de contribuir para a introdução de novas medidas político-pedagógicas que possam infletir a tendência.

    Segue-se um artigo, da autoria de Mércia Costa e Lia Pappámikail, denominado: “Mapeando vivências de uma intervenção socioeducativa com recurso à educação entre pares: os multiplicadores por seus pares e os multiplicadores pelos multiplicadores.” Trata-se de um artigo no qual se procura aferir o impacto do trabalho com pares na aprendizagem dos alunos, tendo em conta a influência geralmente reconhecida ao grupo de pares na troca de saberes entre jovens. Assim, construídos os pares de aprendizagem (aluno multiplicador ou mais experiente e aluno aprendiz) esta proposta de investigação foi procurar medir o impacto da aprendizagem por pares no caso da sexualidade e dos afetos. Esta proposta, quiçá, alargando-se a outras áreas disciplinares, pode, pois, constituir-se como uma das possibilidades de combate ao insucesso escolar, questão versada no artigo anterior, da evasão/abandono escolar.

    Seguidamente, apresentaremos um artigo, da autoria de Davi Lucas e Paulo Coelho Dias, intitulado: “Pedagogia da Alternância e o papel do Educador Social (Professores e Gestores) frente aos desafios de implementação da Educação do Campo no Instituto Federal de Brasília – Campus Planaltina”. Esta obra focaliza-se na identificação da adequabilidade e adoção, no instituto Federal de Brasília, da Pedagogia da Alternância enquanto instrumento de suposta integração do homem do campo no âmbito da aprendizagem formal de cursos técnicos em agropecuária. É aqui questionado o saber dos professores e gestores do campus sobre a Pedagogia da Alternância, o modelo de alternância seguido e os reais impactos conseguidos junto do público agricultor cujo modelo de Educação do Campo nem sempre se coaduna à educação formal largamente seguida em escolas deste tipo.

    Segue-se um artigo, da autoria de Priscila de Fátima Silva, Paulo Coelho Dias e Fernando Póvoas, denominado: “O impacto socioeconómico da implementação do Programa Jovem Aprendiz a partir da inclusão laboral dos jovens aprendizes atendidos pelo instituto Federal de Brasília – Campus Estrutural.” Trata-se, tal como no artigo anterior, de aferir a eficácia pedagógica de modelos de ensino e o seu impacto, seguindo, de certa forma, uma orientação próxima do artigo anterior. Neste caso concreto, contudo, o público-alvo versado não são jovens agricultores como no anterior, mas, antes, jovens proletários urbanos ou rurais que procuram ingressar nesta oferta formativa de cunho profissionalizante com o objetivo de ingressarem, de forma mais efetiva, no mercado de emprego.

    Seguidamente, surge-nos um artigo, da autoria de Lucilene Alves Vitória dos Santos e Lia Pappámikail, intitulado: “Arte e inclusão social: uma análise sobre a importância de projetos artístico-culturais numa escola brasileira de ensino profissional e tecnológico.” Trata-se, uma vez mais, de analisar um programa de formação profissional seguindo a linhas dos artigos anteriores. Aqui se apresentam os resultados de uma análise sobre os impactos, desde logo em termos de inclusão social, de três projetos artístico-culturais, desenvolvidos numa escola de ensino profissional e tecnológico do Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina.

    A seguir, numa linha próxima do artigo anterior, surge um outro, da autoria de Andreia Campos e Lia Pappámikail, denominado: “Intervenção socioeducativa numa residência estudantil: análise da prática lúdica e recreativa de Jump num campus do Instituto Federal de Brasília.” Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre os contributos de atividades educativas não formais em espaço escolar, especificamente, sobre o uso de camas elásticas, popularmente denominadas “jump”, em atividades desportivas/artísticas por parte de estudantes de Ensino Médio brasileiro (equivalente ao Ensino Secundário em Portugal).

    Seguidamente, ainda dentro do contexto educativo, surge-nos um outro artigo, da autoria de Nádia Mangabeira Chaves, de Sónia Galinha e Simone Gontijo, denominado: “Formação docente e habilidades sociais: contribuições para a formação integral de estudantes universitários.“Este estudo investigou a formação docente no curso de licenciatura em Letras/Espanhol do Instituto Federal de Brasília (IFB) em relação às habilidades sociais (HS) inerentes à atuação do professor, medindo a relevância desta competência a diferentes níveis em termos do desempenho dos alunos.

    Este grupo temático sobre o contexto escolar encerra com um artigo, da autoria de Ana Cristina Albernaz, Sónia Seixas e Maria Cristina Madeira da Silva, intitulado: “Memórias de Bullying na trajetória escolar dos estudantes da licenciatura em biologia: caminhos investigativos para a Educação Social.”O presente artigo descreve parte de uma investigação que procurou estudar a existência de bullying no percurso escolar de estudantes do Instituto Federal de Brasília.

    Fazendo interseção com a área temática anterior, surge, seguidamente, um outro campo - Adultos e Idosos e aprendizagem ao longo da Vida- em torno do qual se integram os artigos seguintes.

    Neste âmbito apresentamos um primeiro artigo, da autoria da Antongnioni Pereira de Melo e Ana Cristina de Castro Loureiro, denominado: “Impacto do estudo da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual: um estudo com mulheres na modalidade Educação de Jovens e Adultos no Brasil.” No referido estudo procurar-se-á verificar as possíveis contribuições do ensino da informática na melhoria do pensamento crítico e autonomia intelectual num grupo de mulheres em situação de alta vulnerabilidade que compõem a modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos.

    Segue-se um artigo, da autoria de Élia Teixeira e Sónia Galinha, denominado: “A importância da Universidade Sénior para um envelhecimento ativo: universidade Sénior de Machico – Um estudo de caso na RAM.” O presente estudo assumiu como objetivo central perceber a importância da universidade sénior USM, insular, na perspetiva de quem a frequenta – especificidades e mudança positiva que proporciona.

    Este campo temático termina com um artigo, da autoria de Ana Feliciano e Sónia Galinha, intitulado: “Perceções dos idosos sobre a sexualidade em idades avançadas – estudo exploratório.” No referido estudo foi proposto, como objetivo central, percecionar de que forma os homens e as mulheres, em idades avançadas, vivenciam e vivenciaram a sua sexualidade, assim como analisar a perceção e a importância que os mesmos lhe atribuem.

    Segue-se um último campo temático que integra, por diferentes vias, questões ligadas ao já referido binómio inclusão/exclusão social que, como dissemos atrás, detém, de certa forma, uma presença permanente e transversal, embora nem sempre diretamente percetível, em todas as diversas áreas temáticas aqui abordadas.

    Neste âmbito apresentaremos um primeiro artigo, da autoria de Nelma Santos Silva e Luísa Maria da Silva Delgado, intitulado: “Vidas ressignificadas: o protagonismo do Educador Social em uma unidade de atendimento socioeducativo feminino no Distrito Federal.” Este artigo apresentará resultados de uma pesquisa exploratória que investigou as possibilidades de educação e ressocialização decorrentes de uma proposta pedagógica que visa a reinserção social, partindo da ressignificação de valores das adolescentes em cumprimento da Medida Socioeducativa de Semiliberdade, na Unidade de Atendimento de Semiliberdade Feminina do Guará – UASFG, no Distrito Federal.

    Segue-se um artigo, claramente completar do anterior, que integra outras dimensões e perspetivas sobre a mesma medida socioeducativa abordada no artigo anterior. É da autoria de Alessandra do Carmo Fonseca, Luísa Maria da Silva Delgado e Maria Cristina Madeira da Silva e denomina-se: “Medida socioeducativa de semiliberdade e seu potencial transformador: estudo de caso realizado em uma unidade feminina do Distrito Federal.” Intersetando o artigo anterior, neste propõe-se uma discussão sobre a Educação no Sistema Socioeducativo e seus desdobramentos, explicitando a complexidade desta temática, principalmente sobre as medidas privativas e restritivas da liberdade feminina. Investigou-se a relação que as adolescentes em conflito com a lei estabeleceram com a unidade socioeducativa e como essa relação poderá contribuir para a reconstrução de suas vidas.

    Segue-se um artigo, da autoria de Renato Mendes Gomes e Perpétua Santos Silva, denominado: “Cantando vidas no lixo: o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria – DF, Brasil.” Tomando como objeto de estudo o caso de uma cooperativa de trabalho de reciclagem em Santa Maria-DF, foram trabalhadas algumas dimensões profissionais e pessoais da vida de catadores, tendo como objetivo conhecer as suas perspetivas sobre as condições profissionais, pessoais e sociais enquanto profissionais da catação de resíduos sólidos organizados em cooperativa de trabalho de reciclagem, identificando quais as suas principais dificuldades, constrangimentos e necessidades e procurando conhecer de que forma o movimento cooperativista de trabalho de reciclagem contribui para o possível desenvolvimento dos seus processos de inclusão social.

    Este campo temático encerra com um último artigo, da autoria de Fátima Hartwig e Perpétua dos Santos Silva, intitulado: “A importância do Português como língua de acolhimento na integração de alunos imigrantes e refugiados no Instituto Federal de Brasília – IFB.” Nesse artigo, partindo-se da premissa de que as sociedades contemporâneas são marcadas pela diversidade, pela heterogeneidade e complexidade das relações e dado que, correspondentemente, as instituições educativas são atravessadas por fortes fluxos imigratórios, possuidores de ampla multiplicidade de origens geográficas, de diferenças sociais, culturais e étnicas dos seus estudantes, esse artigo foi perspetivar, no âmbito do Instituto Federal de Brasília (IFB), os desafios que se colocam às instituições educativas com a chegada de alunos imigrantes e refugiados, cuja integração educacional e social é preciso promover.

    Desta forma, encerrar-se-á este número temático que, com diferentes perspetivas e enfoques teóricos e teórico-práticos, procura, para além dos exemplos apresentados, deixar em aberto conjuntos de pistas de investigação para que os seus autores, ou outros no futuro, prossigam no seu aprofundamento.

     

     

    Santarém, 25 de setembro de 2017

     

    Paulo Coelho Dias – Escola Superior de Educação – IPS, Portugal

    Maria Cristina Madeira da Silva – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, Brasil

     

    Equipa Técnica

    Carla Bastos

    João Samartinho (EDITOR)

     

  • Vol 5 n.º 2 (2017): WORKSHOP DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E PROJETOS DA UI-IPS 2017

    EDITORIAL: WORKSHOP DE ARTIGOS CIENTÍFICOS E PROJETOS DA UI-IPS 2017

    Editorial: Workshop on Scientific Articles and Projects of the UI-IPS 2017

     

    João Samartinho

    Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém e Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

    samartinho@esg.ipsantarem.pt

     

    Susana Leal

    Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém e Centro de Investigação em Qualidade de Vida, Portugal

    susana.leal@esg.ipsantarem.pt

     

    Os artigos e resumos publicados neste número especial da Revista da UI-IPS (Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém) resultam das comunicações e posters apresentados no Workshop de Artigos Científicos e Projetos da UI-IPS, que decorreu na Escola Superior de Gestão e Tecnologia do Instituto Politécnico de Santarém, a 7 de junho de 2017.  

    As comunicações e posters do referido workshop concretizaram-se em trinta e dois documentos ora publicados: quinze artigos completos, três resumos alargados e catorze resumos. Os trabalhos publicados evidenciam a investigação desenvolvida pelos docentes e estudantes das cinco escolas do Instituto Politécnico de Santarém: Escola Superior Agrária, Escola Superior de Educação, Escola Superior de Desporto, Escola Superior de Gestão e Tecnologia e Escola Superior de Saúde.

    Os artigos científicos e os projetos enquadram-se nos quatro domínios de investigação da UI-IPS: Ciências Sociais e Humanidades, Ciência Naturais e do Ambiente, Ciências Exatas e da Engenharia, e Ciências da Vida e da Saúde.

    Do domínio das Ciências Sociais e Humanidades apresentam-se três artigos, um resumo alargado e quatro resumos. Os artigos são: (a) “Preservação de habilidades motoras através de estimulação funcional em idosos institucionalizados com Alzheimer” da autoria de Maria Ferreira, Marco Branco e David Catela, (b) “Responsabilidade social numa organização de Economia Social: o caso do Centro Social da Quinta do Anjo” da autoria de Ana Lopes e Susana Leal e (c) “The relationship between human capital, innovation and internationalization of micro and small enterprises: the case of Tagus Valley agri-food supply chain” da autoria de Pedro Oliveira. O resumo alargado corresponde ao trabalho “O auto-conceito e a motivação no 3.º ciclo do ensino básico” de Cátia Fonseca e Sónia Galinha. Os resumos resultam dos posters: “Conceções alternativas em crianças acerca de tópicos de astronomia” de Joana Blindorro e Marisa Correia; “Volto Já: Programa de Intercâmbio Sérior” de Sandra Oliveira, Suana Leal, Carla Vivas, Cláudio Barradas, Ricardo São João, Nuno Jorge, João Nascimento, Maria Regina Ferreira, Also Passarinho, Cristina Santos, Marta Amaral e Ana Isabel Rodrigues; “mulheres da rua. da assimetria entre homens e mulheres na toponímia dos arruamentos de Santarém” de Ana da Silva; e “Otherness” de Ana Torres, Ana da Silva, José Dias e Teresa Pacheco. 

    Do domínio das Ciência Naturais e do Ambiente apresentam-se três artigos, dois resumos alargados e quatro resumos. Os artigos são: (a) “Caracterização do pão tradicional de UL” de Ângela Galvão, Igor Dias, Maria da Conceição Faro, Isabel Torgal, Anabela Matos, Ana Reis, Gabriela Lima, Margarida Oliveira; (b) “Gestão de mercados de proximidade – o desafio de preparar o caminho” de Paula Ruivo e José Carvalho; e (c) “Pickles de frutos e vinagres com adições: desenvolvimento de novos produtos no âmbito do projecto UIIPS-ESAS em tecnologia vinagreira” de Cristina Laranjeira, Maria Ribeiro, Marília Henriques, Maria Oliveira, Maria Lima, Maria Diogo, Paula Ruivo, Ana Ribeiro, Carlos Trindade, José Carvalho, António Raimundo, Maria Faro e Isabel Torgal. Os resumos alargados são: (a) “Avaliação microbiológica de bacalhau salgado seco desfiado refrigerado no comércio retalhista” de Mara Soares e Ana Neves, e (b) “Práticas de produção na indústria alimentar portuguesa” de Maria Adelaide Oliveira e Graça Silva. Os resumos resultam dos posters: (a) “Controlo estatístico do processo numa indústria de condimentos e temperos” de Ana Esteves, Maria Adelaide Oliveira, Ana Paulo e Mariana Pereira; (b) “Impacto da aplicação de proteínas vegetais e extrato de leveduras no perfil químico e aromático de vinho tinto” de Helena Mira, Vasco Costa, Isabel Torgal e Ilda Caldeira; (c) “Used food oils: physical-chemical indicators of quality degradation” de Cristina Laranjeira, Maria Ribeiro, Claudia Ventura, Sara Bermejo, Sara Santos, Maria Lima e Marília Henriques; e (d) “Agrio et Emulsio - new products development” de Cristina Laranjeira, Maria Gabriela Lima, Marília Henriques, Paula Ruivo, Maria Fátima Matos, Helena Mira, António Raimundo, Ana Ribeiro, Carlos Brandão, Nelson Felix, Manuela Guerra, Antónia Macedo, Maria João Carvalho, Ilda Caldeira, Sara Canas, Joana Grácio e Marco Alves.

    No domínio das Ciências Exatas e da Engenharia apresentam-se três artigos e cinco resumos. Os artigos são: “Stigmergic hyperlink's contributes to web search” e “On the evolution of hyperlinking” ambos de Artur Marques; e “Como se aprende num MOOC?” de Teresa Maia e Carmo. Os resumos resultam dos posters: (a) “Google Earth versus GPS: variação de coordenadas” de Albertina Ferreira e Anabela Grifo; (b) “MOOC - Massive Open Online Course: instalação do Android Studio” de Bernardo Moreira, Bernardo Reguinga e João Samartinho; (c) “Massive Open Online Courses (MOOC): Business English” de Jesus Neves, Joaquim Neto, João Samartinho e Maria Pereira; (d) “elearning – um modelo para cursos online: projeto de apoio ao software carsoft” de Pedro Patusco, Pedro Bernardino e João Samartinho; e (e) “MOOC para todos – Excel para principiantes” de Andreea Blidaru, Cátia Sá, Susana Santos e João Samartinho.

    No domínio das Ciências da Vida e da Saúde apresentam-se cinco artigos e um resumo. Os artigos são: (a) “Capacitação dos pais no pós-parto para a promoção da saúde do bebé: revisão sistemática da literatura” de Magdalena Vieira e Alcinda Reis; (b) “Estudo exploratório, a nível biomecânico, das figuras pontapé na lua e marsopa em natação sincronizada” de Telma Torres; (c) “Elderly women’s life styles and levels of physical activity: a pilot study” de David Catela, Carlos Gonçalves, Pedro Santa, Joana Fiúza e Ana Paula Seabra; (d) “Proposta metodológica de ensino na adaptação ao meio aquático” de Ana Cabrita, Andreia Ferrum, Carolina Matos, Dmytriy Martynenko, Rafael Melo, Ana Conceição, Hugo Louro e Marta Martins; (e) “Estigma na doença mental: estudo observacional e piloto em Portugal” d Ricardo São João, Teresa Coelho, Carla Ferreira, Ana Castelo e Maria Massano. O resumo resultou do poster: “Impacto económico da intervenção do enfermeiro na prevenção de lesões por pressão: revisão sistemática da literatura” de Magdalena Vieira.

    Finalmente, enquadrado no âmbito do Programa ERASMUS+ - #Uptake_ICT2Life-cycle: digital inclusion of learners with disadvantage background [Project number 2014-1-PT01-KA200-001084], é apresentado o artigo “Digital literacies for employability- fostering forms of capital online” de Cristina Gomes e Gemma Gilliland.

     

     

     

    EQUIPA TÉCNICA

     

    Carla Bastos

     

    João Samartinho (EDITOR)

     

    Susana Leal

     

  • Vol 5 n.º 1 (2017): Intervenção Precoce e Educação Especial: Formação & Investigação Centradas nas Práticas

    EDITORIAL: PROBLEMÁTICAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE E EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Editorial: Early intervention and special education issues

     

    Isabel Piscalho

    Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

    isabel.piscalho@ese.ipsantarem.pt

     

    Sónia Raquel Seixas

    Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

    sonia.seixas@ese.ipsantarem.pt

     

    Os artigos aqui publicados integram uma linha de investigação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES). Numa perspetiva evolutiva, a experiência da ESES em projetos de formação no âmbito da Educação Especial teve início em 1990 com o CESE de Apoio Educativo a Populações Especiais. Seguiram-se os Complementos de Formação para Licenciatura em Educação Especial e os Cursos de Especialização Pós-Licenciatura em Apoio Educativo a Populações Especiais e em Diferenciação Curricular e Apoio à Diversidade. Mais recentemente, em 2008, realizaram-se na ESES, cursos de formação em Educação Especial desenvolvidos pela DGIDC em articulação com as Instituições de Ensino Superior.

    Cerca de vinte anos depois do início da experiência de formação neste domínio, em 2011, a ESES inicia a sua aposta na Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo–Motor e na Pós-Graduação em Intervenção Precoce na Infância, ambas acreditadas como cursos de formação especializada.

    A par destes projetos de formação de professores e educadores, a ESES tem também estado envolvida em projetos nacionais e internacionais no âmbito da Inclusão e das Necessidades Educativas Especiais nomeadamente, a título ilustrativo, no Projeto “Formar para Incluir”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no Projeto Europeu TODDLER, financiado pelo programa ERASMUS, no programa de Educação Inclusiva em São Tomé e Príncipe, financiado pela UNICEF e, ainda, no Projeto FIT, financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci.

    O presente número da Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “Perspetivas e Olhares sobre Problemáticas Educativas no âmbito da Intervenção Precoce e Educação Especial”, reúne um conjunto de experiências em torno de processos de investigação desenvolvidos nos últimos dois anos.

    Cabe mencionar que o contexto educativo atual inspirou a escolha do tema deste número, tendo em conta que o alargamento do acesso à escola e a diversidade das populações que a frequentam, colocam novos desafios aos/às profissionais que nela trabalham. Urge uma escola PARA TODOS E PARA TODAS, em que a diversidade seja considerada fonte de enriquecimento, uma escola que seja capaz de promover uma abordagem positiva das diferenças que conduza a níveis mais elevados de inclusão e equidade.

    Os 12 artigos aqui apresentados permitem a análise de uma variedade de perspetivas e metodologias, relevantes para docentes e investigadores/as da área, e são reveladores do envolvimento dos/as autores/as em processos que se basearam na investigação sobre as suas práticas e contextos.

    No primeiro artigo, intitulado “Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores”, de Gladys Rodrigues, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, deu-se particular relevância ao domicílio enquanto contexto educativo, procurando-se conhecer, numa amostra de educadores de infância que exercem funções nas equipas locais de intervenção precoce e respetivas famílias apoiadas, quais as perceções acerca do apoio domiciliário. Independentemente das várias questões evidenciadas, como a intrusão em contexto domiciliário e o respeito pelos valores e crenças da família, de um modo geral ambos os grupos da amostra realçaram os benefícios do apoio domiciliário.

    Rita Santos, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, no seu artigo denominado “Contributos da psicomotricidade na intervenção precoce – estudo de caso”, procuraram identificar os contributos da implementação de um programa de Psicomotricidade numa criança com Perturbação do Espectro do Autismo, a frequentar o jardim de infância. Foram realizados dois momentos de avaliação (antes da implementação do programa e depois da mesma) onde se avaliaram as dimensões da concentração, da comunicação e dos comportamentos inadequados. Após comparação entre estes dois momentos avaliativos, foi possível verificar na avaliação final uma evolução significativa nestas três dimensões.

    O estudo de caso levado a cabo por Carla Cardoso, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, de uma criança com hipotonia neonatal, procurou avaliar a importância da família no desenvolvimento da criança, recorrendo a duas entrevistas (à família e às terapeutas que acompanham e intervêm com a criança). Foi considerado como fundamental o envolvimento familiar no desenvolvimento da criança e nos progressos alcançados pela mesma. Ambos os respondentes, consideraram fulcral o trabalho de colaboração constante entre a família e os técnicos de IP, sendo que a primeira se deve assumir como um parceiro ativo.

    “Microcefalia na Intervenção Precoce: estratégias eficazes de intervenção” foi o tema escolhido para o artigo de Susana Sousa, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, onde se descreve um estudo de caso com a finalidade de conhecer as estratégias mais eficazes de intervenção em crianças com diagnóstico de microcefalia. Foram entrevistadas três educadores de infância e a família da criança, tendo-se confirmado que a eficácia da intervenção assenta nas principais premissas da Intervenção Precoce, nomeadamente na comunicação, na partilha de informação, na preparação conjunta do trabalho, na atenção aos sistemas individuais e contexto natural, com o objetivo de preparar programas educativos individuais adequados ao perfil de funcionalidade de cada criança.

    Zulmira Caldeira, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, centraram-se na análise da intervenção baseada nas rotinas, optando por uma investigação qualitativa, do tipo descritivo, com base em análise documental, e quantitativa com base no tratamento de dados obtidos através da aplicação de um inquérito aos elementos da equipa ELI de Abrantes, Sardoal e Mação, cuja recente implementação da metodologia de trabalho baseada nas rotinas, levantou algumas questões merecedoras de análise e reflexão. Neste trabalho procuraram-se identificar as principais dificuldades sentidas pelos elementos da equipa nesta implementação, nomeadamente as alterações ao nível da equipa e da sua relação com as famílias.

    Por sua vez, Raquel Duque, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, no artigo “Implementação do decreto-lei n.º 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especial”, dão a conhecer as perspetivas de docentes de educação especial de Agrupamentos de Escolas do distrito de Santarém, face à legislação que rege as suas práticas educativas.

    As autoras do artigo “Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva”, Bruna Clérigo, Rita Alves, Isabel Piscalho e Maria João Cardona, apresentam uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os educadores de infância e professores do 1º CEB sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática dando resposta a uma série de questões de investigação. Como é que fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que organizam o ambiente educativo e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que definem a diferenciação pedagógica? Como é que integram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam? Que dificuldades encontram na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem perante a diversidade dos seus alunos?

    No artigo “A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho projeto”, Maria de Fátima Linguiça, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, desenvolveram um estudo de natureza qualitativa onde utilizam o trabalho de projeto como medida organizativa de escola que almeja caminhos de plena inclusão para alunos com CE, e averigua se, num ambiente de aprendizagem tecnologicamente enriquecido, se revela potenciador da motivação.

    O artigo intitulado “O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, da autoria de Joana Silveira, Isabel Piscalho, Sónia Pereira e Francisco Silva, debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração.

    Vera Lúcia Oliveira, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, com o artigo intitulado “(Des)continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aula”, procuraram analisar a existência de continuidade educativa entre as Unidades de Ensino Estruturado e as Salas de Aula e que forma assume. Para tal, foram realizadas entrevistas a três professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e à Professora de Educação Especial, tendo-se salientado em particular a comunicação entre ambos.

    “A Inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE”, constitui o foco do artigo de Marta Maria Santos, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva. Nele pretenderam-se compreender as atitudes dos Encarregados de Educação (EE) perante a inclusão.

    Por fim, da autoria de Maria Margarida Marques, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, o artigo “Relação profissional professor do ensino secundário-professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE”, reflete sobre a importância da última, na qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com NEE.

    Ao anunciar, de forma breve, os temas que compõem este número, esperamos ter oferecido aos/às leitores/as, motivos para a sua leitura e apropriação e que, daí, resultem possibilidades de pensar e construir a Equidade e a Inclusão nos vários contextos educativos.

     

    Boa(s) leitura(s).

    As organizadoras do número,

    Isabel Piscalho e Sónia Seixas

     

    EQUIPA TÉCNICA

    João Samartinho (Editor)

    Carla Bastos

  • Vol 4 n.º 4 (2016): Número Especial - II Congreso de Red de Cooperación entre Instituciones de Enseñanza Superior ACINNET

     

    PRESENTACIÓN

    La Universidad Autónoma de Encarnación, Paraguay, ha sido sede del II Congreso de Red de Cooperación entre Instituciones de Enseñanza Superior (ACINNET), II ENCUENTRO DE INVESTIGADORES, V ENCUENTRO DE TESISTAS y VIII SEMANA INTERNACIONAL DE CIENCIAS EMPRESARIALES. Las actividades expositivas tuvieron como sede central al Nuevo Campus Urbano de la UNAE, del 4 al 7 de mayo de 2016.

    El Congreso contó con 1872 inscriptos, 200 participantes del extranjero y presencia de sus máximas autoridades: el Prof. Stefano Barra Gazzola, rector del Grupo Educacional UNIS de Varginha Brasil y la Dra. Nadia Czeraniuk, rectora de la UNAE. Los miembros de la red presentes en Paraguay fueron: el Ing. René Polo – UCATEC - Bolivia, Mg. Horacio Brozzi, UAI - Argentina Dra. Alexandra Albuquerque, ISCAP - Portugal, Dr. Olimpio Castilho, ISCAP - Portugal, Dra. Isabel Barroso - IPS - Portugal, Prof. Felipe Flausino Oliveira, UNIS - Brasil, Prof. Dr. Hélder Pereira, IPS - Portugal, Ing. Luis Franchi - UAI - Argentina, Dr. Edgardo N. De Vincenzi - UAI - Argentina, Dr. Claudio Ruff - UBO - Chile, Hernán Silva, UBO - Chile, Enrique Moreno, Finis Terrae-Chile.

    La UNAE fue elegida anfitriona para recibir a más de 200 estudiantes, docentes e investigadores que permanecieron durante una semana conociendo el Departamento de Itapúa y participando de una gran variedad de conferencias y encuentros científicos. Las conferencias fueron libres, gratuitas y abiertas a todo público, previa inscripción em línea en www.unae.edu.py. El congreso contó, además, con su propia página web en www.unae.edu.py/acinnet. Se ofrecieron 137 conferencias libres en torno a diversos ejes, desarrolladas durante los días 5 y 6 de mayo.

    En el día jueves 5 de mayo de 2016, se desarrolló el segundo día del congreso con una agenda de visitas y conferencias. El día arrancó con una reunión oficial entre la Municipalidad de Encarnación, representada la Municipalidad por el Arq. Jorge Hrisuk, presidente de la Junta Municipal y los miembros de la Red, donde éstos recibieron el reconocimiento de “visitantes dilectos” de la Ciudad de Encarnación. Se efectuó la reunión agendada con el Gobernador de Itapúa, el Dr. Luis Gneiting, en la que también estuvo presente el Pte. de la Junta Departamental, Abog. Gustavo Miranda.

    El marco del Congreso se realizó el II Encuentro de Investigadores y V Encuentro de Tesistas que congregó por su parte a 450 participantes en dos días de presentación, intercambio, discusión de investigaciones conforme con los ejes temáticos propuestos:

    ■ Ciencia, Tecnología e Innovación para la inclusión social

    ■ Educación y Desarrollo Humano

    ■ Desarrollo Regional

    ■ Docencia y Gestión Universitaria

    ■ Comercio Internacional

    ■ Agro negocios

    ■ Ciudadanía y Participación

    ■ Vigilancia y Promoción de la Salud

    ■ Emprendedurismo e Innovación

    ■ TIC e Innovación

    ■ Innovación Educativa

    ■ Turismo e Industrias Culturales

    ■ Universidad-Sociedad: identidad y participación

    ■ El derecho, su práctica y contribución al desarrollo de la sociedad.

     

    Se presentaron 140 trabajos de investigadores y 37 de Tesistas en la modalidad Comunicación Oral presencial y 12 en Comunicación Virtual, así como 25 en modalidad póster. Participaron estudiantes y docentes investigadores de las universidades miembros de ACINNET: UNIS - Brasil; UAI - Argentina; UBO y FINIS TERRAE - Chile; ISSCAP - Portugal y UNAE - Paraguay, así como de otras universidades que se sumaron: UNaM y Gastón Dachary - Argentina; UNIJUI-Brasil; UNI-Paraguay. Se destacó la participación de un grupo de docentes y estudiantes de la UNCA, Caaguazú, Paraguay.

    La actividad contó con el auspicio académico y la participación entre los investigadores, del Dr. Sergio Duarte Masi, Coordinador del Programa PROCIENCIA del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) y la Ing. Jenny Cáceres por el Centro de Información Científica del CONACYT (CICCO).

    El Congreso se extendió hasta el 7 de mayo con diversas actividades que incluyeron conferencias, reuniones oficiales, intercambio científico, festivales interculturales, actividades deportivas, tours turísticos, excursiones y visitas guiadas a empresas. Asimismo, los visitantes extranjeros fueron recibidos por las autoridades de las Municipalidades de Encarnación y Bella Vista.

    El presente es un número especial de la Revista de la UIIPS dedicada a la Publicación de artículos presentados por los investigadores participantes del Encuentro de Investigadores, seleccionados conforme a los criterios de publicación solicitados para el Congreso y por la Revista de la UIIPS.

    El Comité Académico del II Encuentro de Investigadores agradece muy especialmente el apoyo de la UIIPS para la concreción de esta publicación.

     

    Comité Académico Editorial

    Mirtha Dalila Lugo

    Karen López

    Omar Almada

    Fabricio Pelloso Piurcosky

    Rita Thiebeaud

    Fátima Garay

    Yrma Bocian

    Marlene Ramirez

    Felipe Flauzino de Oliveira

    Pedro dos Santos Portugal Junior

     

    Equipa Técnica de la Revista UIIPS

    Carla Bastos

    João Samartinho

  • Vol 4 n.º 3 (2016): Número Especial - Terapêuticas Não Convencionais

    Editor Principal: António Moreira  - Docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém, Especialista em Medicina Chinesa pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar – UP

     

    Conselho Editorial:

    Alexandra Ferreira Martins - Mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (ISCSP) Pós-Graduada em Medicina Chinesa pelo Instituto Van Nghi.

    Ana Varela - Docente na Escola Medicina Tradicional Chinesa, Mestre em Clínica pela Universidade de Medicina Chinesa de Nan Jing,

    Carlos Campos Ventura - Coordenador e Docente no Instituto Piaget, dos cursos de Pós-graduação em Fitoterapia

    Jorge Pereira Machado - Professor Associado do ICBAS - UP, Diretor do Curso de mestrado em Medicina Tradicional Chinesa

    Pedro Albuquerque -  Especialista em Medicina Tradicional pelo Pólo da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu em Portugal. Pós-graduado nas Universidades de Medicina Chinesa de BeiJing, GuangDong e ChengDu (China). Mestrando na Universidade de Westminster (Londres)

    Pedro Vaz - Licenciado em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Pólo da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu em Portugal.

     

     

    EDITORIAL

    A publicação dum número de uma revista científica nunca é uma tarefa fácil, mas quando esse número versa sobre as terapêuticas não convencionais (TNC’s) várias razões contribuem para tornar essa tarefa ainda menos fácil.

    Esta publicação só foi possível graças a abertura manifestada pelo Conselho Científico da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém e à colaboração dos colegas membros do conselho editorial, sem os quais não seria possível seleccionar e rever todos os artigos recebidos.

    Num momento crucial para a afirmação das TNC’s em Portugal, num momento em que o nosso País, se prepara para finalizar uma regulamentação pioneira e exemplar, queremos salientar o esforço de todos os envolvidos neste processo e não podemos por isso deixar de sentir a responsabilidade que cabe à construção do conhecimento pela publicação de artigos sejam eles de cariz clínico ou científico.

    Os paradigmas delimitadores da construção do conhecimento estão em permanente transformação, e a compreensão e explicação dos fenómenos com base exclusivamente num paradigma positivista, progressista há 200 anos atrás, torna-se nos nossos dias num paradigma conservador a precisar de revisão, sujeito à critica racional, obviamente, e longe de poder ser considerado o padrão de ouro da investigação e da construção do conhecimento, como o foi para as ciências naturais durante todo o séc. XX.

    As TNC’s não podem viver sobre um espectro de misticismo e obscurantismo, e como tal devem ser trazidas para a via da reflexão e do confronto científico.

    Hoje, já não é o uso das TNC’s, nomeadamente das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, que está sobre o crivo da ciência, esse uso afirma-se numa procura cada vez maior de alguns procedimentos desta medicina, subjacentes a uma matriz de interpretação do conhecimento que escapam a um modelo biomédico de explicação do funcionamento do ser humano.

    Hoje precisamos que a racionalidade, assente na observação (efectuada sob critérios de objectividade) e na verificação da consistência dos resultados dos procedimentos clínicos efectuados, permita a sua afirmação, contribuindo dessa forma para uma verdadeira transformação social, possibilitando ganhos quer numa perspectiva do individuo, melhorando a sua qualidade de vida e potenciando que o aumento da esperança de vida corresponda a mais anos de vida vividos com autonomia e qualidade; quer numa perspectiva da sociedade, através da luta, entre outras, contra as doenças de características crónicas e/ou degenerativas associadas a um envelhecimento da população, com menos efeitos iatrogénicos dos tratamentos, e maior sustentabilidade dos diversos sistemas de apoio social, nomeadamente do sistema nacional de saúde.

    Sem pretensiosismos, e com a insipiência do pioneirismo, achamos que este pode ser um modesto contributo para sujeitar o conhecimento ao contraditório, seja na forma de conhecer, compreender, ou justificar uma intervenção, ou os mecanismos explicativos da sua eficácia ou da falta dela.

    Por isso desejamos que este número especial seja o embrião de uma ou mais futuras publicações, periódicas e indexadas, com uma estrutura editorial melhorada, e agradecemos penhoradamente a todos os que contribuíram para que este número pudesse ver a luz, nomeadamente aos autores dos artigos ora publicados.

    António Moreira

     

    Equipa Técnica da UIIPS

    Carla Bastos

    João Samartinho

  • Vol 4 n.º 2 (2016): Número Especial do Congresso

    CONGRESSO “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia”, 11 e 12 de Fevereiro de 2016, Rio Maior, Portugal

    Em 2014, o Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, criaram o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV). A Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém decidiu assim associar as temáticas de investigação e desenvolvimento do CIEQV ao seu 3º Congresso.

    COMISSÃO CIENTÍFICA DO CONGRESSO

    Ana Neves (CIEQV / IPSantarém), Ana Teresa Conceição (CIEQV / IPSantarém), António Azevedo (CIEQV / IPSantarém), António Vences de Brito (UIIPS / CIEQV), Artur Amaral (UIIPS), Carla Borrego (CIEQV / IPSantarém), Carlos Silva (CIEQV / IPSantarém), David Catela (CIEQV / IPSantarém), Hélia Dias (UIIPS), Hugo Menino (CIEQV / IPLeiria), Isabel Barroso (UIIPS), João Brito (CIEQV / IPSantarém), João Moutão (UIIPS), João Samartinho (UIIPS / CIEQV), Jorge Justino (CIEQV / IPSantarém), José Amendoeira (UIIPS), José Rodrigues (CIEQV / IPSantarém), Luís Cid (UIIPS), Luís Coelho (CIEQV / IPLeiria), Maria Barbas (UIIPS), Maria Isabel Dias (CIEQV / IPLeiria), Maria Isabel Varregoso (CIEQV / IPLeiria), Maria João Cardona (UIIPS), Marília Henriques (UIIPS / CIEQV), Marina Rodrigues (CIEQV / IPLeiria), Martinho Vicente Rodrigues (CIJVS), Paula Ruivo (UIIPS / CIEQV), Sónia Morgado (UIIPS / CIEQV), Susana Colaço (UIIPS), Susana Leal (UIIPS / CIEQV)

  • Vol 4 n.º 2 (2016): Número Especial do Congresso

    CONGRESSO “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia”, 11 e 12 de Fevereiro de 2016, Rio Maior, Portugal

    Em 2014, o Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, criaram o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV). A Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém decidiu assim associar as temáticas de investigação e desenvolvimento do CIEQV ao seu 3º Congresso.

    COMISSÃO CIENTÍFICA DO CONGRESSO

    Ana Neves (CIEQV / IPSantarém), Ana Teresa Conceição (CIEQV / IPSantarém), António Azevedo (CIEQV / IPSantarém), António Vences de Brito (UIIPS / CIEQV), Artur Amaral (UIIPS), Carla Borrego (CIEQV / IPSantarém), Carlos Silva (CIEQV / IPSantarém), David Catela (CIEQV / IPSantarém), Hélia Dias (UIIPS), Hugo Menino (CIEQV / IPLeiria), Isabel Barroso (UIIPS), João Brito (CIEQV / IPSantarém), João Moutão (UIIPS), João Samartinho (UIIPS / CIEQV), Jorge Justino (CIEQV / IPSantarém), José Amendoeira (UIIPS), José Rodrigues (CIEQV / IPSantarém), Luís Cid (UIIPS), Luís Coelho (CIEQV / IPLeiria), Maria Barbas (UIIPS), Maria Isabel Dias (CIEQV / IPLeiria), Maria Isabel Varregoso (CIEQV / IPLeiria), Maria João Cardona (UIIPS), Marília Henriques (UIIPS / CIEQV), Marina Rodrigues (CIEQV / IPLeiria), Martinho Vicente Rodrigues (CIJVS), Paula Ruivo (UIIPS / CIEQV), Sónia Morgado (UIIPS / CIEQV), Susana Colaço (UIIPS), Susana Leal (UIIPS / CIEQV)

  • Vol 3 n.º 5 (2015): Revista da ESES

    Conselho Editorial deste número:

    Maria Barbas
    Susana Colaço
    Maria João Cardona
    Com o apoio de Helena Val

  • Vol 3 n.º 2 (2015): Número Especial da Rede ACINNET

    Número Especial da Revista da UIIPS dedicada à Rede de Cooperação entre Instituições de Ensino Superior (ACCINET - Universidad Abierta Interamericana – UAI (Argentina), Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG (Brasil), Universidad Finis Terrae – UFT (Chile), Universidad Bernardo O’Higgins – UBO (Chile), Universidad Autónoma de Encarnación – UNAE (Paraguai), Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e Instituto Politécnico de Santarém – IPSantarém (Portugal)).

    Editor Chefe
    Fabricio Pelloso Piurcosky - Grupo Educacional Unis

    Editores

    Pedro Sequeira - IPSantarém
    Anabela Mesquita - IPP
    Paula Peres - IPP
    Paulino Silva - IPP
    Isabel Barroso - IPSantarém
    Mario Lattuada - UAI
    Rodrigo Ascanio Ramirez Tagle - UBO
    Ariadna Guaglione - UAI
    Nilton dos Santos Portugal

    Revisores

    Dr. Danillo Barbosa - Unis - Brasil
    Dr. Guaracy Silva - Unis - Brasil
    Ms. Jeferson Vinhas Ferreira - Unis - Brasil
    Ms. Pedro dos Santos Portugal Junior - Unis - Brasil
    Dr. Clara Ribeiro - ISCAP - Portugal
    Dr. Erondina Leal Barbosa - Unis - Brasil
    Dr. Nelson Delu Filho - Unis - Brasil
    Ms. Eduardo Henrique Ferroni - Unis - Brasil
    Ms. Armando Belato - Unis - Brasil
    Ms. Hugo Rodrigues Vieira - Unis - Brasil
    Ms. Nancy Silva - Unis - Brasil
    Dr. Kleber Mariano Ribeiro - Unis - Brasil
    Ms. Isabel Barroso - IP-Santarém - Portugal

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