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  • Vol 5 n.º 1 (2017): Intervenção Precoce e Educação Especial: Formação & Investigação Centradas nas Práticas

    EDITORIAL: PROBLEMÁTICAS EM INTERVENÇÃO PRECOCE E EDUCAÇÃO ESPECIAL

    Editorial: Early intervention and special education issues

     

    Isabel Piscalho

    Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

    isabel.piscalho@ese.ipsantarem.pt

     

    Sónia Raquel Seixas

    Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém

    sonia.seixas@ese.ipsantarem.pt

     

    Os artigos aqui publicados integram uma linha de investigação da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém (ESES). Numa perspetiva evolutiva, a experiência da ESES em projetos de formação no âmbito da Educação Especial teve início em 1990 com o CESE de Apoio Educativo a Populações Especiais. Seguiram-se os Complementos de Formação para Licenciatura em Educação Especial e os Cursos de Especialização Pós-Licenciatura em Apoio Educativo a Populações Especiais e em Diferenciação Curricular e Apoio à Diversidade. Mais recentemente, em 2008, realizaram-se na ESES, cursos de formação em Educação Especial desenvolvidos pela DGIDC em articulação com as Instituições de Ensino Superior.

    Cerca de vinte anos depois do início da experiência de formação neste domínio, em 2011, a ESES inicia a sua aposta na Pós-Graduação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo–Motor e na Pós-Graduação em Intervenção Precoce na Infância, ambas acreditadas como cursos de formação especializada.

    A par destes projetos de formação de professores e educadores, a ESES tem também estado envolvida em projetos nacionais e internacionais no âmbito da Inclusão e das Necessidades Educativas Especiais nomeadamente, a título ilustrativo, no Projeto “Formar para Incluir”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no Projeto Europeu TODDLER, financiado pelo programa ERASMUS, no programa de Educação Inclusiva em São Tomé e Príncipe, financiado pela UNICEF e, ainda, no Projeto FIT, financiado pelo Programa Leonardo Da Vinci.

    O presente número da Revista da UIIPS – Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, com o tema “Perspetivas e Olhares sobre Problemáticas Educativas no âmbito da Intervenção Precoce e Educação Especial”, reúne um conjunto de experiências em torno de processos de investigação desenvolvidos nos últimos dois anos.

    Cabe mencionar que o contexto educativo atual inspirou a escolha do tema deste número, tendo em conta que o alargamento do acesso à escola e a diversidade das populações que a frequentam, colocam novos desafios aos/às profissionais que nela trabalham. Urge uma escola PARA TODOS E PARA TODAS, em que a diversidade seja considerada fonte de enriquecimento, uma escola que seja capaz de promover uma abordagem positiva das diferenças que conduza a níveis mais elevados de inclusão e equidade.

    Os 12 artigos aqui apresentados permitem a análise de uma variedade de perspetivas e metodologias, relevantes para docentes e investigadores/as da área, e são reveladores do envolvimento dos/as autores/as em processos que se basearam na investigação sobre as suas práticas e contextos.

    No primeiro artigo, intitulado “Apoio domiciliário: perspetivas de famílias e educadores”, de Gladys Rodrigues, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, deu-se particular relevância ao domicílio enquanto contexto educativo, procurando-se conhecer, numa amostra de educadores de infância que exercem funções nas equipas locais de intervenção precoce e respetivas famílias apoiadas, quais as perceções acerca do apoio domiciliário. Independentemente das várias questões evidenciadas, como a intrusão em contexto domiciliário e o respeito pelos valores e crenças da família, de um modo geral ambos os grupos da amostra realçaram os benefícios do apoio domiciliário.

    Rita Santos, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, no seu artigo denominado “Contributos da psicomotricidade na intervenção precoce – estudo de caso”, procuraram identificar os contributos da implementação de um programa de Psicomotricidade numa criança com Perturbação do Espectro do Autismo, a frequentar o jardim de infância. Foram realizados dois momentos de avaliação (antes da implementação do programa e depois da mesma) onde se avaliaram as dimensões da concentração, da comunicação e dos comportamentos inadequados. Após comparação entre estes dois momentos avaliativos, foi possível verificar na avaliação final uma evolução significativa nestas três dimensões.

    O estudo de caso levado a cabo por Carla Cardoso, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, de uma criança com hipotonia neonatal, procurou avaliar a importância da família no desenvolvimento da criança, recorrendo a duas entrevistas (à família e às terapeutas que acompanham e intervêm com a criança). Foi considerado como fundamental o envolvimento familiar no desenvolvimento da criança e nos progressos alcançados pela mesma. Ambos os respondentes, consideraram fulcral o trabalho de colaboração constante entre a família e os técnicos de IP, sendo que a primeira se deve assumir como um parceiro ativo.

    “Microcefalia na Intervenção Precoce: estratégias eficazes de intervenção” foi o tema escolhido para o artigo de Susana Sousa, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, onde se descreve um estudo de caso com a finalidade de conhecer as estratégias mais eficazes de intervenção em crianças com diagnóstico de microcefalia. Foram entrevistadas três educadores de infância e a família da criança, tendo-se confirmado que a eficácia da intervenção assenta nas principais premissas da Intervenção Precoce, nomeadamente na comunicação, na partilha de informação, na preparação conjunta do trabalho, na atenção aos sistemas individuais e contexto natural, com o objetivo de preparar programas educativos individuais adequados ao perfil de funcionalidade de cada criança.

    Zulmira Caldeira, Sónia Seixas e Isabel Piscalho, centraram-se na análise da intervenção baseada nas rotinas, optando por uma investigação qualitativa, do tipo descritivo, com base em análise documental, e quantitativa com base no tratamento de dados obtidos através da aplicação de um inquérito aos elementos da equipa ELI de Abrantes, Sardoal e Mação, cuja recente implementação da metodologia de trabalho baseada nas rotinas, levantou algumas questões merecedoras de análise e reflexão. Neste trabalho procuraram-se identificar as principais dificuldades sentidas pelos elementos da equipa nesta implementação, nomeadamente as alterações ao nível da equipa e da sua relação com as famílias.

    Por sua vez, Raquel Duque, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, no artigo “Implementação do decreto-lei n.º 3/2008: perspetivas dos docentes de educação especial”, dão a conhecer as perspetivas de docentes de educação especial de Agrupamentos de Escolas do distrito de Santarém, face à legislação que rege as suas práticas educativas.

    As autoras do artigo “Estratégias de diferenciação pedagógica nas primeiras idades para a construção de uma prática inclusiva”, Bruna Clérigo, Rita Alves, Isabel Piscalho e Maria João Cardona, apresentam uma análise reflexiva, de modo a perceber o que entendem os educadores de infância e professores do 1º CEB sobre a diferenciação pedagógica e como é que implementam essa diferenciação na sua prática dando resposta a uma série de questões de investigação. Como é que fazem a planificação das suas atividades letivas? Como é que organizam o ambiente educativo e que materiais é que preparam tendo em conta os diferentes alunos? Como é que definem a diferenciação pedagógica? Como é que integram as diferenças nas suas práticas educativas? Que tipo de estratégias privilegiam? Que dificuldades encontram na implementação desta prática pedagógica? Que tipo de avaliação elegem perante a diversidade dos seus alunos?

    No artigo “A motivação para a aprendizagem em alunos com currículo específico individual: potencialidades do trabalho projeto”, Maria de Fátima Linguiça, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, desenvolveram um estudo de natureza qualitativa onde utilizam o trabalho de projeto como medida organizativa de escola que almeja caminhos de plena inclusão para alunos com CE, e averigua se, num ambiente de aprendizagem tecnologicamente enriquecido, se revela potenciador da motivação.

    O artigo intitulado “O projeto orquestra geração e a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais”, da autoria de Joana Silveira, Isabel Piscalho, Sónia Pereira e Francisco Silva, debruça-se sobre a forma como a música de orquestra pode contribuir para a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais, tendo como objeto de investigação o projeto Orquestra Geração.

    Vera Lúcia Oliveira, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, com o artigo intitulado “(Des)continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aula”, procuraram analisar a existência de continuidade educativa entre as Unidades de Ensino Estruturado e as Salas de Aula e que forma assume. Para tal, foram realizadas entrevistas a três professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e à Professora de Educação Especial, tendo-se salientado em particular a comunicação entre ambos.

    “A Inclusão dos alunos com necessidades educativas especiais (NEE) no ensino secundário: as atitudes dos encarregados de educação de alunos sem NEE e com NEE”, constitui o foco do artigo de Marta Maria Santos, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva. Nele pretenderam-se compreender as atitudes dos Encarregados de Educação (EE) perante a inclusão.

    Por fim, da autoria de Maria Margarida Marques, Isabel Piscalho, Sónia Galinha e Francisco Silva, o artigo “Relação profissional professor do ensino secundário-professor de educação especial: prática pedagógica com alunos com NEE”, reflete sobre a importância da última, na qualidade das práticas pedagógicas desenvolvidas com alunos com NEE.

    Ao anunciar, de forma breve, os temas que compõem este número, esperamos ter oferecido aos/às leitores/as, motivos para a sua leitura e apropriação e que, daí, resultem possibilidades de pensar e construir a Equidade e a Inclusão nos vários contextos educativos.

     

    Boa(s) leitura(s).

    As organizadoras do número,

    Isabel Piscalho e Sónia Seixas

     

    EQUIPA TÉCNICA

    João Samartinho (Editor)

    Carla Bastos

  • Vol 4 n.º 4 (2016): Número Especial - II Congreso de Red de Cooperación entre Instituciones de Enseñanza Superior ACINNET

     

    PRESENTACIÓN

    La Universidad Autónoma de Encarnación, Paraguay, ha sido sede del II Congreso de Red de Cooperación entre Instituciones de Enseñanza Superior (ACINNET), II ENCUENTRO DE INVESTIGADORES, V ENCUENTRO DE TESISTAS y VIII SEMANA INTERNACIONAL DE CIENCIAS EMPRESARIALES. Las actividades expositivas tuvieron como sede central al Nuevo Campus Urbano de la UNAE, del 4 al 7 de mayo de 2016.

    El Congreso contó con 1872 inscriptos, 200 participantes del extranjero y presencia de sus máximas autoridades: el Prof. Stefano Barra Gazzola, rector del Grupo Educacional UNIS de Varginha Brasil y la Dra. Nadia Czeraniuk, rectora de la UNAE. Los miembros de la red presentes en Paraguay fueron: el Ing. René Polo – UCATEC - Bolivia, Mg. Horacio Brozzi, UAI - Argentina Dra. Alexandra Albuquerque, ISCAP - Portugal, Dr. Olimpio Castilho, ISCAP - Portugal, Dra. Isabel Barroso - IPS - Portugal, Prof. Felipe Flausino Oliveira, UNIS - Brasil, Prof. Dr. Hélder Pereira, IPS - Portugal, Ing. Luis Franchi - UAI - Argentina, Dr. Edgardo N. De Vincenzi - UAI - Argentina, Dr. Claudio Ruff - UBO - Chile, Hernán Silva, UBO - Chile, Enrique Moreno, Finis Terrae-Chile.

    La UNAE fue elegida anfitriona para recibir a más de 200 estudiantes, docentes e investigadores que permanecieron durante una semana conociendo el Departamento de Itapúa y participando de una gran variedad de conferencias y encuentros científicos. Las conferencias fueron libres, gratuitas y abiertas a todo público, previa inscripción em línea en www.unae.edu.py. El congreso contó, además, con su propia página web en www.unae.edu.py/acinnet. Se ofrecieron 137 conferencias libres en torno a diversos ejes, desarrolladas durante los días 5 y 6 de mayo.

    En el día jueves 5 de mayo de 2016, se desarrolló el segundo día del congreso con una agenda de visitas y conferencias. El día arrancó con una reunión oficial entre la Municipalidad de Encarnación, representada la Municipalidad por el Arq. Jorge Hrisuk, presidente de la Junta Municipal y los miembros de la Red, donde éstos recibieron el reconocimiento de “visitantes dilectos” de la Ciudad de Encarnación. Se efectuó la reunión agendada con el Gobernador de Itapúa, el Dr. Luis Gneiting, en la que también estuvo presente el Pte. de la Junta Departamental, Abog. Gustavo Miranda.

    El marco del Congreso se realizó el II Encuentro de Investigadores y V Encuentro de Tesistas que congregó por su parte a 450 participantes en dos días de presentación, intercambio, discusión de investigaciones conforme con los ejes temáticos propuestos:

    ■ Ciencia, Tecnología e Innovación para la inclusión social

    ■ Educación y Desarrollo Humano

    ■ Desarrollo Regional

    ■ Docencia y Gestión Universitaria

    ■ Comercio Internacional

    ■ Agro negocios

    ■ Ciudadanía y Participación

    ■ Vigilancia y Promoción de la Salud

    ■ Emprendedurismo e Innovación

    ■ TIC e Innovación

    ■ Innovación Educativa

    ■ Turismo e Industrias Culturales

    ■ Universidad-Sociedad: identidad y participación

    ■ El derecho, su práctica y contribución al desarrollo de la sociedad.

     

    Se presentaron 140 trabajos de investigadores y 37 de Tesistas en la modalidad Comunicación Oral presencial y 12 en Comunicación Virtual, así como 25 en modalidad póster. Participaron estudiantes y docentes investigadores de las universidades miembros de ACINNET: UNIS - Brasil; UAI - Argentina; UBO y FINIS TERRAE - Chile; ISSCAP - Portugal y UNAE - Paraguay, así como de otras universidades que se sumaron: UNaM y Gastón Dachary - Argentina; UNIJUI-Brasil; UNI-Paraguay. Se destacó la participación de un grupo de docentes y estudiantes de la UNCA, Caaguazú, Paraguay.

    La actividad contó con el auspicio académico y la participación entre los investigadores, del Dr. Sergio Duarte Masi, Coordinador del Programa PROCIENCIA del Consejo Nacional de Ciencia y Tecnología (CONACYT) y la Ing. Jenny Cáceres por el Centro de Información Científica del CONACYT (CICCO).

    El Congreso se extendió hasta el 7 de mayo con diversas actividades que incluyeron conferencias, reuniones oficiales, intercambio científico, festivales interculturales, actividades deportivas, tours turísticos, excursiones y visitas guiadas a empresas. Asimismo, los visitantes extranjeros fueron recibidos por las autoridades de las Municipalidades de Encarnación y Bella Vista.

    El presente es un número especial de la Revista de la UIIPS dedicada a la Publicación de artículos presentados por los investigadores participantes del Encuentro de Investigadores, seleccionados conforme a los criterios de publicación solicitados para el Congreso y por la Revista de la UIIPS.

    El Comité Académico del II Encuentro de Investigadores agradece muy especialmente el apoyo de la UIIPS para la concreción de esta publicación.

     

    Comité Académico Editorial

    Mirtha Dalila Lugo

    Karen López

    Omar Almada

    Fabricio Pelloso Piurcosky

    Rita Thiebeaud

    Fátima Garay

    Yrma Bocian

    Marlene Ramirez

    Felipe Flauzino de Oliveira

    Pedro dos Santos Portugal Junior

     

    Equipa Técnica de la Revista UIIPS

    Carla Bastos

    João Samartinho

  • Vol 4 n.º 3 (2016): Número Especial - Terapêuticas Não Convencionais

    Editor Principal: António Moreira  - Docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior - Instituto Politécnico de Santarém, Especialista em Medicina Chinesa pelo Instituto Ciências Biomédicas Abel Salazar – UP

     

    Conselho Editorial:

    Alexandra Ferreira Martins - Mestre em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas (ISCSP) Pós-Graduada em Medicina Chinesa pelo Instituto Van Nghi.

    Ana Varela - Docente na Escola Medicina Tradicional Chinesa, Mestre em Clínica pela Universidade de Medicina Chinesa de Nan Jing,

    Carlos Campos Ventura - Coordenador e Docente no Instituto Piaget, dos cursos de Pós-graduação em Fitoterapia

    Jorge Pereira Machado - Professor Associado do ICBAS - UP, Diretor do Curso de mestrado em Medicina Tradicional Chinesa

    Pedro Albuquerque -  Especialista em Medicina Tradicional pelo Pólo da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu em Portugal. Pós-graduado nas Universidades de Medicina Chinesa de BeiJing, GuangDong e ChengDu (China). Mestrando na Universidade de Westminster (Londres)

    Pedro Vaz - Licenciado em Cardiopneumologia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra - Especialista em Medicina Tradicional Chinesa pelo Pólo da Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Chengdu em Portugal.

     

     

    EDITORIAL

    A publicação dum número de uma revista científica nunca é uma tarefa fácil, mas quando esse número versa sobre as terapêuticas não convencionais (TNC’s) várias razões contribuem para tornar essa tarefa ainda menos fácil.

    Esta publicação só foi possível graças a abertura manifestada pelo Conselho Científico da Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém e à colaboração dos colegas membros do conselho editorial, sem os quais não seria possível seleccionar e rever todos os artigos recebidos.

    Num momento crucial para a afirmação das TNC’s em Portugal, num momento em que o nosso País, se prepara para finalizar uma regulamentação pioneira e exemplar, queremos salientar o esforço de todos os envolvidos neste processo e não podemos por isso deixar de sentir a responsabilidade que cabe à construção do conhecimento pela publicação de artigos sejam eles de cariz clínico ou científico.

    Os paradigmas delimitadores da construção do conhecimento estão em permanente transformação, e a compreensão e explicação dos fenómenos com base exclusivamente num paradigma positivista, progressista há 200 anos atrás, torna-se nos nossos dias num paradigma conservador a precisar de revisão, sujeito à critica racional, obviamente, e longe de poder ser considerado o padrão de ouro da investigação e da construção do conhecimento, como o foi para as ciências naturais durante todo o séc. XX.

    As TNC’s não podem viver sobre um espectro de misticismo e obscurantismo, e como tal devem ser trazidas para a via da reflexão e do confronto científico.

    Hoje, já não é o uso das TNC’s, nomeadamente das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, que está sobre o crivo da ciência, esse uso afirma-se numa procura cada vez maior de alguns procedimentos desta medicina, subjacentes a uma matriz de interpretação do conhecimento que escapam a um modelo biomédico de explicação do funcionamento do ser humano.

    Hoje precisamos que a racionalidade, assente na observação (efectuada sob critérios de objectividade) e na verificação da consistência dos resultados dos procedimentos clínicos efectuados, permita a sua afirmação, contribuindo dessa forma para uma verdadeira transformação social, possibilitando ganhos quer numa perspectiva do individuo, melhorando a sua qualidade de vida e potenciando que o aumento da esperança de vida corresponda a mais anos de vida vividos com autonomia e qualidade; quer numa perspectiva da sociedade, através da luta, entre outras, contra as doenças de características crónicas e/ou degenerativas associadas a um envelhecimento da população, com menos efeitos iatrogénicos dos tratamentos, e maior sustentabilidade dos diversos sistemas de apoio social, nomeadamente do sistema nacional de saúde.

    Sem pretensiosismos, e com a insipiência do pioneirismo, achamos que este pode ser um modesto contributo para sujeitar o conhecimento ao contraditório, seja na forma de conhecer, compreender, ou justificar uma intervenção, ou os mecanismos explicativos da sua eficácia ou da falta dela.

    Por isso desejamos que este número especial seja o embrião de uma ou mais futuras publicações, periódicas e indexadas, com uma estrutura editorial melhorada, e agradecemos penhoradamente a todos os que contribuíram para que este número pudesse ver a luz, nomeadamente aos autores dos artigos ora publicados.

    António Moreira

     

    Equipa Técnica da UIIPS

    Carla Bastos

    João Samartinho

  • Vol 4 n.º 2 (2016): Número Especial do Congresso

    CONGRESSO “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia”, 11 e 12 de Fevereiro de 2016, Rio Maior, Portugal

    Em 2014, o Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, criaram o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV). A Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém decidiu assim associar as temáticas de investigação e desenvolvimento do CIEQV ao seu 3º Congresso.

    COMISSÃO CIENTÍFICA DO CONGRESSO

    Ana Neves (CIEQV / IPSantarém), Ana Teresa Conceição (CIEQV / IPSantarém), António Azevedo (CIEQV / IPSantarém), António Vences de Brito (UIIPS / CIEQV), Artur Amaral (UIIPS), Carla Borrego (CIEQV / IPSantarém), Carlos Silva (CIEQV / IPSantarém), David Catela (CIEQV / IPSantarém), Hélia Dias (UIIPS), Hugo Menino (CIEQV / IPLeiria), Isabel Barroso (UIIPS), João Brito (CIEQV / IPSantarém), João Moutão (UIIPS), João Samartinho (UIIPS / CIEQV), Jorge Justino (CIEQV / IPSantarém), José Amendoeira (UIIPS), José Rodrigues (CIEQV / IPSantarém), Luís Cid (UIIPS), Luís Coelho (CIEQV / IPLeiria), Maria Barbas (UIIPS), Maria Isabel Dias (CIEQV / IPLeiria), Maria Isabel Varregoso (CIEQV / IPLeiria), Maria João Cardona (UIIPS), Marília Henriques (UIIPS / CIEQV), Marina Rodrigues (CIEQV / IPLeiria), Martinho Vicente Rodrigues (CIJVS), Paula Ruivo (UIIPS / CIEQV), Sónia Morgado (UIIPS / CIEQV), Susana Colaço (UIIPS), Susana Leal (UIIPS / CIEQV)

  • Vol 4 n.º 2 (2016): Número Especial do Congresso

    CONGRESSO “Investigação em Qualidade de Vida, Inovação e Tecnologia”, 11 e 12 de Fevereiro de 2016, Rio Maior, Portugal

    Em 2014, o Instituto Politécnico de Santarém, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria, criaram o Centro de Investigação em Qualidade de Vida (CIEQV). A Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém decidiu assim associar as temáticas de investigação e desenvolvimento do CIEQV ao seu 3º Congresso.

    COMISSÃO CIENTÍFICA DO CONGRESSO

    Ana Neves (CIEQV / IPSantarém), Ana Teresa Conceição (CIEQV / IPSantarém), António Azevedo (CIEQV / IPSantarém), António Vences de Brito (UIIPS / CIEQV), Artur Amaral (UIIPS), Carla Borrego (CIEQV / IPSantarém), Carlos Silva (CIEQV / IPSantarém), David Catela (CIEQV / IPSantarém), Hélia Dias (UIIPS), Hugo Menino (CIEQV / IPLeiria), Isabel Barroso (UIIPS), João Brito (CIEQV / IPSantarém), João Moutão (UIIPS), João Samartinho (UIIPS / CIEQV), Jorge Justino (CIEQV / IPSantarém), José Amendoeira (UIIPS), José Rodrigues (CIEQV / IPSantarém), Luís Cid (UIIPS), Luís Coelho (CIEQV / IPLeiria), Maria Barbas (UIIPS), Maria Isabel Dias (CIEQV / IPLeiria), Maria Isabel Varregoso (CIEQV / IPLeiria), Maria João Cardona (UIIPS), Marília Henriques (UIIPS / CIEQV), Marina Rodrigues (CIEQV / IPLeiria), Martinho Vicente Rodrigues (CIJVS), Paula Ruivo (UIIPS / CIEQV), Sónia Morgado (UIIPS / CIEQV), Susana Colaço (UIIPS), Susana Leal (UIIPS / CIEQV)

  • Vol 3 n.º 5 (2015): Revista da ESES

    Conselho Editorial deste número:

    Maria Barbas
    Susana Colaço
    Maria João Cardona
    Com o apoio de Helena Val

  • Vol 3 n.º 2 (2015): Número Especial da Rede ACINNET

    Número Especial da Revista da UIIPS dedicada à Rede de Cooperação entre Instituições de Ensino Superior (ACCINET - Universidad Abierta Interamericana – UAI (Argentina), Centro Universitário do Sul de Minas – UNIS-MG (Brasil), Universidad Finis Terrae – UFT (Chile), Universidad Bernardo O’Higgins – UBO (Chile), Universidad Autónoma de Encarnación – UNAE (Paraguai), Instituto Politécnico do Porto (Portugal) e Instituto Politécnico de Santarém – IPSantarém (Portugal)).

    Editor Chefe
    Fabricio Pelloso Piurcosky - Grupo Educacional Unis

    Editores

    Pedro Sequeira - IPSantarém
    Anabela Mesquita - IPP
    Paula Peres - IPP
    Paulino Silva - IPP
    Isabel Barroso - IPSantarém
    Mario Lattuada - UAI
    Rodrigo Ascanio Ramirez Tagle - UBO
    Ariadna Guaglione - UAI
    Nilton dos Santos Portugal

    Revisores

    Dr. Danillo Barbosa - Unis - Brasil
    Dr. Guaracy Silva - Unis - Brasil
    Ms. Jeferson Vinhas Ferreira - Unis - Brasil
    Ms. Pedro dos Santos Portugal Junior - Unis - Brasil
    Dr. Clara Ribeiro - ISCAP - Portugal
    Dr. Erondina Leal Barbosa - Unis - Brasil
    Dr. Nelson Delu Filho - Unis - Brasil
    Ms. Eduardo Henrique Ferroni - Unis - Brasil
    Ms. Armando Belato - Unis - Brasil
    Ms. Hugo Rodrigues Vieira - Unis - Brasil
    Ms. Nancy Silva - Unis - Brasil
    Dr. Kleber Mariano Ribeiro - Unis - Brasil
    Ms. Isabel Barroso - IP-Santarém - Portugal

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