OLHA QUEM FALA - UMA NARRATIVA SOBRE A EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAR EM ARTES E EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v3.i6.14398Abstract
“A preocupação com «o cantor e não com a canção» precisa ser, rigorosamente, avaliada nos nossos estudos curriculares e escolares” (Goodson, 1995, pp. 67)
O presente artigo relata o percurso por uma investigação de doutoramento em Artes e Educação na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, orientada por Fernando Hernández e Co-orientada por Domingos Fernandes. Trata-se de um trabalho que recorre inicialmente à perspetiva de Histórias de Vida, procurando compreender como se podem resgatar significações para a vida profissional dos professores através de uma história contada. Ao permitir explorar as possibilidades da metodologia narrativa (Clandinin y Connelly 2006, Bolivar 2001, Bruner 1990), ocorre um romper de história e a investigação transforma-se em autobiografia que percorre paralelamente o relato da professora entrevistada Elvira Leite. Surge uma cartografia de possibilidades para refletir e interpelar sobre que educação artística podemos sugerir para uma agenda educacional deste nosso tempo.
O artigo divide-se em três partes: I – enquadramento; II – percursos situacionais; III – alguns pontos de chegada.
Palavras-Chave: Investigação autobiográfica – Trânsitos da Educação Artística – Questionamentos – Experiências - Desafios (estratégias de adaptação, resistência e criação de um relato).
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Authors publishing in this journal agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal the right of first publication, with the article simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows sharing of the work with acknowledgement of authorship and initial publication in this journal.
Authors are permitted to enter into additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the article published in this journal (e.g., publish in an institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
Authors have permission and are encouraged to publish and distribute their work online (e.g., in institutional repositories or on their personal webpage) at any point before or during the editorial process, as this may generate productive changes, as well as increase the impact and citation of the published work.