AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE ECONÓMICA DA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA: ESTUDO DE CASO DA POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v7.i2.19283Palavras-chave:
Análise de clusters, Energia solar fotovoltaica, Polícia de Segurança Pública, Sustentabilidade, Viabilidade económicaResumo
A escolha de uma fonte de energia é expectável em face da consciencialização ambiental e dos custos orçamentais da polícia. O artigo examina a sustentabilidade económica da implementação da energia solar fotovoltaica nas esquadras da polícia, com a definição do custo, payback, retorno do investimento, valor atual líquido, taxa interna de rentabilidade e viabilidade do investimento. A par da análise económica, uma análise de clusters para aferir da influência do tipo de esquadra para o dimensionamento do sistema. Especificamente o artigo examina argumentos económicos para a introdução e as políticas para as diferentes dimensões. A sustentabilidade da aplicação revelou um payback de 9,4 anos, ROI de 243,6% e um retorno sobre o investimento no longo prazo (25 anos), de 35.853,91€. As esquadras integradas apresentaram valores mais elevados do que as destacadas. A implementação da energia solar fotovoltaica induz a ganhos de capital e rendimento e reduz a perda de energia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.