Riscos cibernéticos no dia-a-dia do tribunal administrativo: como prevenir?
DOI:
https://doi.org/10.25746/ruiips.v11.i4.34102Palavras-chave:
Risco Cibernético. Informação. Comunicação e Mitigação.Resumo
O presente estudo ciscunscreve-se na reflexão sobre os riscos cibernéticos associados ao uso dos sistemas de informação e comunicação no Tribunal Administrativo em Moçambique no seu dia-a-dia. Para o efeito, recorreu aos métodos mistos para a interpretação dos dados obtidos através do inquérito por questioário e apuramento de resultados por meio de comparação derrivada do acervo bibliográfico e documental diverso. O estudo concluíu que o TA funciona na base de diversos sistemas padronizados para a realização das suas distintas atribuições pelo que, reside um conjunto de riscos cibernéticos relacionados com o armazenamento de dados em servidores locais, ataques recorrentes pelo malwares e spywares e uso de Microsoft office 2013 bastante desactualizado. Daí que, constituem medidas de mitigação destes riscos a emigração do armazenamento de dados em servidores físicos locais para a nuvem de acesso remoto, actualização do Microsoft office 2013 para Microsoft 365, definição de rúbricas para investigação e reparação localmente de sistemas obstruídos ou infectados por ataques, massificação de treinamentos e consciencialização dos colaboradores sobre matérias relacionadas com riscos cibernéticos, monitoria dos planos de manutenção permanente dos equipamentos e observação das regras internas de uso dos equipamentos informáticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Dénice Jamo, Almeida Agostinho Chirindza, José Estêvão Muagura

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o artigo simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do artigo publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.