Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.12674

Resumo

Atualmente, observa-se na política educativa brasileira a influência constante de organizações empresariais que se entrelaçam com os quadros políticos, de entre as quais se destaca o Movimento Todos pela Educação (TPE). Procura-se aqui apresentar o TPE, discutindo seus objetivos e suas principais estratégias para incidir na política educativa brasileira. Utilizou-se vasta pesquisa documental e entrevistas com os principais atores do movimento. O TPE age como uma ampla coalizão, organiza-se em uma densa rede e atua como um Think Tank da educação. O presente artigo identifica indícios de um novo estágio de reestruturação do espaço público e de suas instituições. Em tal estágio, o empresariado busca o fortalecimento da capacidade de execução do aparelho estatal e institucional, tomando as rédeas desse processo, em nome da necessidade do controle social.

Palavras-chaveReformas educativas; Educação e empresários; Políticas educativas; Advocacy; Brasil

 

ABSTRACT

We can observe, in the current Brazilian education policy, the influence of entrepreneurial organizations that interweave with the political scenario, among which the ‘All for Education’ movement (‘Movimento Todos pela Educação’ - TPE) stands out. We used extensive documentary research and interviews with the main actors of the organization. We aim to introduce this movement and discuss its objectives and main strategies concerning the Brazilian education policy. The TPE Movement acts as a broad coalition, organizing itself in a dense network and acting as a ‘Think Tank’ on education. This study identifies signs of a new restructuration phase of public space and institutions, where entrepreneurs seek to strength the operational capability of governmental and institutional apparatus, assuming the command of this process in the name of the social control demand. 

Keywords: Education Reforms; Education and entrepreneurs; Education policies; Advocacy; Brazil

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Biografias Autor

Erika Moreira Martins, Universidade de Campinas, Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (área de concentração: Ciências Sociais e Educação). Visiting Researcher na University of Roehampton, Inglaterra (2017-2018). Mestre em Educação (2013) pela Unicamp. Autora do livro: “Todos Pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira”. Consultora da Campanha Latinoamericana pelo Direito à Educação – CLADE. Integrante do Grupo de Políticas Públicas e Educação e Sociedade (GPPES), atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para educação, reformas educacionais, empresários e educação. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP

Nora Rut Krawczyk, Universidade de Campinas, Brasil

: Possui graduação em Ciências da Educação (1980), Mestrado em Estado, Educação e sociedade pela Facultad Latinoamericana em Ciencias Sociales (1987), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Pós-doutorado pela Maryland University (EUA) (2016). Atualmente é professora doutora da Universidade Estadual de Campinas da Faculdade de Educação - Unicamp e membro do Grupo de Pesquisa em Política Educacional, Educação e Sociedade - GPPES. Foi coordenadora do Programa de Centros Associados entre Flacso/Argentina; Universidad de la Plata/Argentina e Faculdade de Educação/Unicamp. Atualmente é representante da Pós-graduação em Educação/Unicamp na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: política educacional, américa latina, ensino médio, política educacional e gestão da educação. blog: noraunicamp.blogspot.com 

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Publicado

2018-06-01

Como Citar

Martins, E. M., & Krawczyk, N. R. (2018). Estratégias e incidência empresarial na atual política educacional brasileira: O caso do movimento ‘Todos Pela Educação’. Revista Portuguesa De Educação, 31(1), 4–20. https://doi.org/10.21814/rpe.12674

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