Acesso ou Registar-se para submeter um artigo.

Condições para Submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não se encontra sob revisão ou para publicação por outra revista. Caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao Editor".
  • Os ficheiros para submissão encontram-se em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB)
  • DOI ou URLs para as referências foram fornecidas quando disponíveis.
  • O texto não excede as 25 páginas, com as referências incluídas. Está em espaço duplo; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (excepto em endereços URL); as figuras e tabelas estão num documento separado.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Instruções para Autores, nomeadamente as normas APA, 6ª edição, na secção Sobre a Revista.
  • As instruções disponíveis em Assegurando a Revisão Cega por Pares foram seguidas.
  • Caso se aplique, foram obtidos consentimento informado e autorização para publicação de imagem ou qualquer outra informação que identifique os participantes no estudo.

     
  • Caso se aplique, foi obtida permissão para o uso de material protegido por direitos de autor.
  • Autores e autoras leram e concordam com a declaração de direito autoral.

Instruções para Autores

Dimensão e Formatação: Os artigos não devem normalmente exceder as 25 páginas A4, numeradas sequencialmente, 2,5 cm em todas as margens. As recensões não devem exceder as 2500 palavras.

Todos os textos devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 e espaçamento duplo.

As referências devem seguir as normas da APA (consultar http://www.apastyle.org/about-apa-style.aspx). As referências devem aparecer no texto, entre parênteses, indicando o nome do autor, seguido do ano de publicação e, se for o caso, das páginas citadas. A lista final de referências deve incluir apenas as referências citadas no texto. Nesta lista e ao longo do texto, os textos e qualquer informação que possa identificar os autores devem ser protegidos pelo anonimato (ver Assegurando a Revisão Cega por Pares); usar, por exemplo [Autor 1, data]. A informação em falta será posteriormente adicionada, caso o texto seja aceite para publicação. Para obter informações em detalhes e exemplos das normas APA, consulte este link: http://www.sdum.uminho.pt/Default.aspx?tabid=4&pageid=313&lang=pt-PT

Para os artigos:

Capa: a primeira página do documento deve conter as seguintes informações: 1) Título, 2) Título curto (até 35 caracteres); 3) nome(s) do/a(s) autor/a(es) e afiliações institucionais (até três níveis de especificação); 4) autor/a(es) e endereços postais e de e-mail e alguns dados curriculares, bem como a indicação do/a autor/a responsável pela correspondência.

Resumos e palavras-chave: As páginas seguintes devem incluir: 1) o título, resumo e um máximo de quatro palavras-chave na língua do artigo; 2) o título, resumo e palavras-chave numa segunda e terceira línguas; no caso de artigos em Português, Espanhol ou Francês, a segunda língua deve ser o Inglês. Os resumos devem referir o problema ou objeto de estudo, os participantes, método, resultados principais e conclusões ou implicações e não podem exceder as 200 palavras.

Figuras: Devem ser enviadas em documentos separados, em modo CMYK, em formato .TIFF ou .PNG com pelo menos 300 dpis de resolução. Devem ser numeradas sequencialmente, e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Figura 1 aqui].

Gráficos, Mapas ou Esquemas: Devem ser enviados em documentos separados, em modo CMYK, em formato .TIFF ou .PNG ou .AI com pelo menos 300 dpis de resolução. Devem ser numerados sequencialmente, e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Gráfico 1 aqui].

Tabelas e figuras: Devem ser apresentadas em documentos separados, numeradas sequencialmente, em formatos editáveis, preferencialmente na extensão utilizada para realização da mesma (p.ex.: .DOC, .XLS, ...), e devem ter um título. A posição aproximada deve ser indicada no texto, de acordo com o exemplo: [inserir Tabela 1 aqui].

Notas: devem ser mantidas a um mínimo, numeradas consecutivamente, e inseridas em rodapé.

Sempre que aplicável, deverá ser indicado de que forma foi assegurado o cumprimento de princípios éticos, internacionalmente aceites (ver AERA guidelines for educational research, ou Guidelines on Good Publication Practice do COPEpor exemplo) para a realização de investigação em ciências sociais e humanas.

Antes do processo de submissão, recomenda-se a consulta e exame cuidadosos do trabalho publicado em edições anteriores da RPE para verificar se a proposta satisfaz todos os critérios e as normas de aceitação da Revista.

A RPE não cobra taxas de processamento de artigo (Article Processing Charges - APC) e/ou de submissão de artigo (Submission charges) ao/às autore/as.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços fornecidos nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.