Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural

Autores

  • Núbia Cristina dos Santos Lemes Universidade Estadual de Goiás
  • Wellington Lima Cedro Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.21814/rpe.7857

Palavras-chave:

Formação de professores, Ensino de álgebra, Teoria histórico-cultural

Resumo

Este artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Lemes, N. C. dos S., & Cedro, W. L. (2015). Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural. Revista Portuguesa De Educação, 28(2), 133–154. https://doi.org/10.21814/rpe.7857

Edição

Secção

Artigos