Professores de Matemática em atividade de ensino de álgebra: Apropriações da teoria histórico-cultural

Núbia Cristina dos Santos Lemes, Wellington Lima Cedro

DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.7857

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar as evidências das apropriações de um grupo de professores de Matemática que, inconformados com a situação do ensino da álgebra, participaram de um curso de formação que os colocou em atividade de ensino. Neste curso, os professores tiveram contato com a teoria histórico-cultural e com as atividades orientadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se utilizou de um experimento didático desenvolvido com um grupo de professores de Matemática da Educação Básica. Os principais resultados desta pesquisa indicam a importância de ações de formação que permitam que os professores possam inserir-se em um movimento de produção de sentidos ao aprenderem e ensinarem álgebra numa proposta que entende o conhecimento matemático como um produto histórico-cultural.


Palavras-chave


Formação de professores; Ensino de álgebra; Teoria histórico-cultural

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