Traveling experiences vs. intertextuality: the description of the Philippines in Gemelli Careri’s Giro del Mondo (1699–1700)
DOI:
https://doi.org/10.57759/aham2014.36952Palavras-chave:
Escrita de viagem, Filipinas, Gemelli Careri, Intertextualidade, Século xviiResumo
Entre 1699 e 1700, Giovanni Francesco Gemelli Careri publicou uma curiosíssima obra, o Giro del Mondo, descrevendo a sua viagem de cinco anos em redor do mundo. O autor viajara por mera curiosidade, e a viagem fora financiada pelo próprio. Mas os leitores interrogam-se: teria Gemelli Careri realizado esta viagem ou ter-se-ia limitado a compilar a sua obra a partir de outros livros, construindo uma narrativa alegadamente auto-biográfica? A secção dedicada às Filipinas mostra Gemelli Careri como um viajante experimentado e um habilidoso coleccionador de relatos, assim como apresenta um relato coerente e bem informado sobre a vida e a natureza naquele arquipélago em finais do século xvii, e revela métodos de composição que recorrem a amplas práticas de intertextualidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2014 Rui Manuel Loureiro
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Esta licença permite a utilização, distribuição, adaptação e reprodução sem restrições em qualquer meio, desde que a obra original seja devidamente citada.