Resultados de um Inquérito sobre o Manuseio do Bloqueio Neuromuscular em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.10302Palavras-chave:
Avaliação sobre Serviços de Saúde Bloqueadores Neuromusculares, Bloqueio Neuromuscular, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Monitorização Fisiológica, PortugalResumo
São apresentados os resultados de um inquérito sobre o manuseio do bloqueio neuromuscular abrangendo as vertentes da utilização de bloqueadores neuromusculares, da monitorização dos seus efeitos e da sua reversão. Este inquérito foi dirigido aos Anestesiologistas (Especialistas e Internos em Formação Especifica) e foi disponibilizado numa plataforma informática (Google Drive). Foram recolhidas e validadas 465 respostas que representarão cerca de 30% dos Anestesiologistas a exercer em Portugal.
A participação neste inquérito faz-nos estar convictos da importância desta questão do manuseio intraoperatório do bloqueio neuromuscular. A constatação de contradições em algumas respostas, leva-nos a concluir que mais informação e formação nesta área será certamente necessária. Recomendações criadas no seio das sociedades científicas, nomeadamente da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA), poderão constituir uma ferramenta essencial para fomentar uma prática mais segura para os nossos doentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
CopyrightQuando o artigo é aceite para publicação é obrigatório a submissão de um documento digitalizado, assinado por todos os Autores, com a partilha dos direitos de autor entre autores e a RSPA, conforme minuta publicada em anexo:
Editor da Revista da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia
O(s) Autor(es) certifica(m) que o manuscrito intitulado:
____________________________________________________________________ (ref.RSPA_________) é original, que todas as afirmações apresentadas como factos são baseados na investigação do(s) Autor(es), que o manuscrito, quer em parte quer no todo, não infringe nenhum copyright e não viola nenhum direito da privacidade, que não foi publicado em parte ou no todo e que não foi submetido para publicação, no todo ou em parte, noutra revista, e que os Autores têm o direito ao copyright.
Todos os Autores declaram ainda que participaram no trabalho, se responsabilizam por ele e que não existe, da parte de qualquer dos Autores conflito de interesses nas afirmações proferidas no trabalho.
Os Autores, ao submeterem o trabalho para publicação, partilham com a RSPA todos os direitos a interesses do copyright do artigo.
Todos os Autores devem assinar
Data:__________________________________________________
Nome (maiúsculas): _____________________________________________________________________
Assinatura: _____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial – Proibição de Realização de Obras derivadas (by-nc-nd)”.
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.