Consulta de Anestesia e sua importância – A perspetiva do doente

  • Luís Guimarães Pereira Serviço de Anestesiologia - Centro Hospitalar São João, Porto - Portugal
  • Cristiana Pinho Serviço de Anestesiologia - Centro Hospitalar São João, Porto - Portugal
  • Adriano Moreira Serviço de Anestesiologia - Centro Hospitalar São João, Porto - Portugal
  • Madalena Passos Serviço de Anestesiologia - Centro Hospitalar São João, Porto - Portugal
Palavras-chave: Anestesia, Avaliação Pré-Operatória, Medo, Satisfação do Doente

Resumo

Introdução: A consulta de anestesia tem como objetivo principal avaliar os doentes que vão ser submetidos a um procedimento anestésico-cirúrgico eletivo. Apesar de a consulta ter sido implementada na maioria dos centros hospitalares, a opinião dos doentes sobre a mesma foi pouco estudada. Os objetivos deste estudo foram: avaliar a opinião dos doentessobre a Consulta de Anestesia, e identificar os medos e preocupações relacionados com a anestesia.

Material e Métodos: Aplicação de um questionário no final da consulta, após aprovação da Comissão de Ética. Os doentes foram questionados sobre: medos relacionados com a anestesia, satisfação e importância, atribuídas à Consulta de Anestesia, e satisfação sobre a explicação cirúrgica dada pelo cirurgião, numa escala de 5 pontos de Likert. Recolheram-se os seguintes dados: idade, género, escolaridade, especialidade cirúrgica, estado físico da American Society of Anesthesiologists (ASA) e história de anestesia prévia. Recorreu-se a estatística descritiva para sumariar os resultados, e ao teste do Χ2 para o teste de hipóteses.

Resultados: Obtivemos 782 questionários, e relativamente à satisfação com a Consultade Anestesia, 58,4 % responderam “satisfeitos” e 40,6 % “completamente satisfeitos”. Sobre a importância atribuída à Consulta de Anestesia, 59,3 % responderam “importante” e 37,1 % “muito importante”. Relativamente aos medos e preocupações, 17,5 % responderam“não acordar”, 9,7 % ”ter dor”, e 57,4 % dos doentes negaram qualquer medo ou preocupação.

Discussão e Conclusão: Na globalidade, a satisfação e importância atribuídas à Consultade Anestesia foram elevadas. A maioria dos doentes negou medos ou preocupações relacionados com a anestesia.

Downloads

Dados de Download não estão ainda disponíveis.
Publicado
2015-06-01
Como Citar
Pereira, L., Pinho, C., Moreira, A., & Passos, M. (2015). Consulta de Anestesia e sua importância – A perspetiva do doente. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 24(2), 32-37. https://doi.org/10.25751/rspa.7021
Secção
Artigo Original