Despertar intraoperatório (awareness) – Abordando o paciente de forma sistemática

Autores

  • Daniel Rodrigues Alves Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.
  • Cláudia Carvalho Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.4074

Palavras-chave:

Anestesiologia, Despertar Intraoperatório, Complicações Intraoperatórias, Monitorização Intraoperatória

Resumo

Introdução: Apesar de todos os avanços da Anestesiologia nas últimas décadas, o facto é que o awareness (ou despertar intraoperatório) se mantém uma complicação rara mas importante na prática clínica moderna. Muitos foram os factores predisponentes já sugeridos na literatura mas a investigação é dificultada pela baixa incidência do fenómeno – que impõe a necessidade de estudos de grandes dimensões para produzirem dados com significado estatístico.

Material e Métodos: Foi feita uma revisão da literatura com vista à objectivação de factores de risco para awareness e consequentes estratégias preventivas.

Resultados: Investigações realizadas nos últimos anos elucidam alguns factores de risco para o despertar intraoperatório, ao mesmo tempo que alertam para a participação de erro humano e/ou disfunção dos equipamentos numa percentagem importante dos casos.

Discussão: Embora sejam necessários estudos adicionais, mais abrangentes, parece claro que não devemos simplesmente aguardar por novos desenvolvimentos da ciência relativamente a esta entidade. Algo pode e deve ser feito à luz dos conhecimentos actuais, e cada Anestesiologista deverá ser progressivamente mais proactivo na prevenção desta complicação.

Conclusão: Seguindo tal linha de pensamento, o presente artigo baseia-se na literatura disponível para sugerir um protocolo de abordagem sistemática e estruturada aos pacientes em maior risco, numa óptica de melhoria contínua dos cuidados prestados.

Downloads

Biografias Autor

Daniel Rodrigues Alves, Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Interno de Anestesiologia

Serviço de AnestesiologiaCentro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Cláudia Carvalho, Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Alves, D. R., & Carvalho, C. (2014). Despertar intraoperatório (awareness) – Abordando o paciente de forma sistemática. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 23(2), 36–44. https://doi.org/10.25751/rspa.4074

Edição

Secção

Artigo de Revisão Narrativa