Despertar intraoperatório (awareness) – Abordando o paciente de forma sistemática

Autores

  • Daniel Rodrigues Alves Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.
  • Cláudia Carvalho Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.25751/rspa.4074

Palavras-chave:

Anestesiologia, Despertar Intraoperatório, Complicações Intraoperatórias, Monitorização Intraoperatória

Resumo

Introdução: Apesar de todos os avanços da Anestesiologia nas últimas décadas, o facto é que o awareness (ou despertar intraoperatório) se mantém uma complicação rara mas importante na prática clínica moderna. Muitos foram os factores predisponentes já sugeridos na literatura mas a investigação é dificultada pela baixa incidência do fenómeno – que impõe a necessidade de estudos de grandes dimensões para produzirem dados com significado estatístico.

Material e Métodos: Foi feita uma revisão da literatura com vista à objectivação de factores de risco para awareness e consequentes estratégias preventivas.

Resultados: Investigações realizadas nos últimos anos elucidam alguns factores de risco para o despertar intraoperatório, ao mesmo tempo que alertam para a participação de erro humano e/ou disfunção dos equipamentos numa percentagem importante dos casos.

Discussão: Embora sejam necessários estudos adicionais, mais abrangentes, parece claro que não devemos simplesmente aguardar por novos desenvolvimentos da ciência relativamente a esta entidade. Algo pode e deve ser feito à luz dos conhecimentos actuais, e cada Anestesiologista deverá ser progressivamente mais proactivo na prevenção desta complicação.

Conclusão: Seguindo tal linha de pensamento, o presente artigo baseia-se na literatura disponível para sugerir um protocolo de abordagem sistemática e estruturada aos pacientes em maior risco, numa óptica de melhoria contínua dos cuidados prestados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Daniel Rodrigues Alves, Serviço de Anestesiologia Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Interno de Anestesiologia

Serviço de AnestesiologiaCentro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Cláudia Carvalho, Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental – Lisboa, Portugal.

Assistente Hospitalar de Anestesiologia no Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental

Downloads

Publicado

2014-04-01

Como Citar

Alves, D. R., & Carvalho, C. (2014). Despertar intraoperatório (awareness) – Abordando o paciente de forma sistemática. Revista Da Sociedade Portuguesa De Anestesiologia, 23(2), 36–44. https://doi.org/10.25751/rspa.4074

Edição

Secção

Artigo de Revisão Narrativa