Análise do perfil de publicação científica em Anestesiologia – Revista e Congresso da Sociedade Portuguesa de Anestesiologia, 2014
DOI:
https://doi.org/10.25751/rspa.7012Palavras-chave:
Anestesiologia, Bibliometria, PublicaçãoResumo
A Sociedade Portuguesa de Anestesiologia (SPA) foi fundada em 1955.
Em 1979 realiza-se o 1º Encontro de Anestesiologistas Portugueses, com o qual a SPA conseguiu atingir “uma reunião dirigida a todos os Anestesiologistas Portugueses”.1
Em 1985, ocorre a primeira publicação da Revista da SPA, que “nasceu de uma necessidade de comunicação entre os Anestesiologistas portugueses”.1 O 1º Congresso Português de Anestesiologia realiza-se em 1991, mas só em 2012 ocorre a primeira publicação do suplemento do Congresso Nacional de Anestesiologia.
O contributo das publicações da revista SPA tem sido fundamental para a divulgação dos diversos trabalhos e para a evolução do ensino e investigação, sendo “possível usá-la como observatório da evolução da especialidade em Portugal desde a data da sua fundação”.1
Partindo deste princípio, os autores pretendem analisar as diversas publicações da Revista e do Congresso da SPA durante o ano 2014, usando essa análise como um indicador da atividade científica nacional. As publicações do Congresso da SPA são resumos de trabalhos, selecionados para apresentações orais ou posters. De fora ficam, nesta primeira abordagem, áreas específicas como a Anestesia Regional ou outras revistas nacionais, que têm atividade editorial importante. Não são também consideradas as publicações de autores nacionais em revistas internacionais. Desta forma, a extrapolação desta análise para uma caracterização corrente da atividade científica global da nossa Especialidade tem limitações.
Pretende-se adaptar uma metodologia de caracterização da produção científica para exprimir a atividade não só dos grandes centros mas também dos serviços com menores dimensões e recursos, que geralmente vêm subavaliado o seu trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Os artigos estão livremente disponíveis para serem lidos, descarregados e partilhados a partir do momento da sua publicação.
A RSPA reserva-se o direito de comercialização do artigo enquanto parte integrante da revista (na elaboração de separatas, por exemplo). O autor deverá acompanhar a carta de submissão com a declaração de cedência de direitos de autor para fins comerciais.
Relativamente à utilização por terceiros a Revista da SPA rege-se pelos termos da licença Creative Commons “Atribuição – uso Não-Comercial (CC BY-NC).
Após publicação na RSPA, os autores ficam autorizados a disponibilizar os seus artigos em repositórios das suas instituições de origem, desde que mencionem sempre onde foram publicados.