Em nome do princípio da igualdade, PROCURAM-SE, fatores influenciadores do resultado não mensuráveis no SIADAP - O particular caso de um serviço de finanças
Resumen
A avaliação do desempenho dos funcionários públicos contribui para um aumento da eficiência e eficácia da Administração Pública. Com este estudo, contextualizado em breves alusões, ao princípio da igualdade, às sucessivas alterações estruturais da administração pública e da gestão dos recursos humanos, pretende-se analisar a qualificação3 dos recursos humanos - a avaliação na administração pública sem, contudo, esmiuçar o conteúdo e a estrutura do modelo adotado pela administração pública, O SIADAP (Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho para a Função Publica). Este sistema de avaliação4, transversal nos seus princípios e regras gerais, a toda a Administração Pública, tem como objetivos a equidade na organização interna e a excelência no serviço ao cidadão.
Todavia, como diria Ackoff5 “ de dados errados é impossível extrair a informação certa”. O mesmo é dizer que não basta, para garantir a equidade do sistema, identificar objetivos e metas para, a seguir, avaliar o desempenho dos funcionários que contribuíram para o sucesso ou insucesso da concretização dos objetivos. É necessário ir mais longe, exigindo-se por um lado que na monitorização dos resultados, sejam averiguadas e analisadas variantes, não dependentes do desempenho individual, que condicionam esses resultados e por outro, de forma a garantir a coerência sistémica, identificar-se as interligações ou eventuais consequências entre os objetivos e as metas definidos em cada unidade orgânica.
Assim, em nome do princípio da igualdade e após ser capaz de identificar os vetores estratégicos e os objetivos fixados para a entidade administrativa que ocupam, desafiamos o leitor, avaliado ou avaliador, a aguçar o espirito observador e critico e a partir, no caminho da excelência da " new public administration" à descoberta de fatores, exógenos, endógenos ou conjunturais, não mensuráveis na monitorização dos resultados, mas que comprometem, positiva ou negativamente, a avaliação do desempenho e as consequências que dela advêm.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Authors who published in the journal agree to the following terms:
- The Authors grant the Journal the right of first publication, and other non-exclusive publishing rights, licensed under the Creative Commons Attribution License which allows the sharing of work with recognition of its initial publication in this journal.
- Authors are able to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in an institutional repository or as a chapter in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post and distribute their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) at any point before or during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increase the impact and the citation of published work (See The Effect of Open Access).
RJP does not apply submission, publication or any other fees of any nature. Its articles are open access, with the goal of disseminating scientific knowledge and the debate of legal topics in the area of Legal Sciences.