A educação prisional no Brasil

Auteurs

  • Benigno Núñez Novo

Résumé

A educação auxilia e permite a obtenção dos objetivos centrais de reabilitação que incidem em resgate social e educação libertadora numa dimensão de autonomia, sustentabilidade e minimização de discriminação social. A relevância da educação prisional como instrumento de ressocialização e de desenvolvimento de habilidades e de educação é notória no sentido de auxiliar os reclusos a reconstruir um futuro melhor durante e após o cumprimento da sentença.

Références

FREIRE, P. (1983). Educação e mudança. 7., Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______A importância do ato de ler. (1983). 3., São Paulo: Cortez.

______A importância do ato de ler, (1994). Em três artigos que se contemplam. 14. São Paulo; Cortez. _______Pedagogia do oprimido. (1987). 30., Rio de Janeiro: Paz e Terra.

_______Pedagogia da Autonomia. (1997). Saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, Freire, P. & Rivière, P. (1987). O processo educativo segundo Paulo Freire e Pichon Rivière. São Paulo: Vozes. FOUCAULT, M. (1979). Microfísica do poder. Trad. de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal.

_____ Vigiar e punir: (1998). Nascimento da prisão. Trad. de Raquel Ramalhete. 18., Petrópolis: Vozes. _______História da Loucura. (2001). São Paulo: Editora Perspectiva. Ciências da cognição. Florianópolis: Insular. GADOTTI, M. (1984). A educação contra a educação: o esquecimento da educação e a educação permanente. 3., Rio de Janeiro: Paz e Terra.

______ História das ideias pedagógicas. (1998). 6., São Paulo: Ática. GOFFMAN, ERVING. (1961). Manicômios, Prisões e Conventos. São Paulo: Editora Perspectiva. THOMPSON, AUGUSTO. (1980). A questão da penitenciária. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense. http

Téléchargements

Publiée

2018-05-11

Numéro

Rubrique

Varia