Breves considerações sobre a Livrança: noção e características, função e importância, classificação e forma de extinção
Resumo
O presente trabalho resulta da experiência de alguns anos de ensino na disciplina de Direito das Empresas e vem responder à necessidade de criar um texto, simples e conciso, que sirva de base de estudo aos estudantes do Instituto de Contabilidade e Administração do Porto. O trabalho que agora vem à luz apenas incide sobre a Livrança. Sendo esta muito semelhante à Letra de Câmbio, o estudo das características gerais dos títulos de crédito, da relação jurídica cambiária e dos negócios cambiários a ela aplicáveis – sendo prévio ao estudo da Livrança – permite compreender a generalidade do seu regime jurídico. Com efeito, esta encontra a sua disciplina na mesma lei que rege a Letra de Câmbio, em concreto nos art.s 75.º a 78.º da LULL, sendo que por força do art. 77.º se remete, quase na sua totalidade, para o regime da Letra. O trabalho não apresenta debates doutrinários e tem como objectivo contribuir para compreender a função económica que assume este instrumento jurídico, bem como as virtualidades que em si encerra. Sendo certo que a protecção da boa-fé dos terceiros adquirentes e a celeridade da circulação exige simplicidade na sua transmissão e sendo igualmente certo que os títulos de crédito, para além de permitirem a mobilização dos créditos que incorporam, constituem um título executivo que pode dar lugar à sua cobrança coerciva - através da penhora dos bens e/ou rendimentos do devedor - o texto pretende registar os momentos típicos do regime jurídico da Livrança.
Referências
ANTUNES, José A. Engrácia, Uma introdução, 2.ª ed., Coimbra, Coimbra Editora, 2012
CORREIA, Lições de Direito Comercial, vol. III, Universidade de Coimbra, 1975
CUNHA, Carolina, Manual de Letras e Livranças, Coimbra, Almedina, 2016
DELGADO, Abel, Lei Uniforme sobre Letras e Livranças, Anotada, 6.º ed., actualizada com a colaboração de Filomena Delgado, Livraria Petrony, Lisboa, 1990
FURTADO, Jorge Henrique da Cruz Pinto, Títulos de Crédito – Letra – Livrança- Cheque, 2ª ed. Coimbra, Almedina, 2017
GOMES, Maria João, Guia prático das Letras e Livranças, Porto, Legis Editora, 2007
MARTINS, Alexandre Soveral, Títulos de Crédito e valores mobiliários – Parte I – Títulos de Crédito, vol. I, Coimbra, Almedina, 2008
REIS, Alcindo Ferreira, A responsabilidade do avalista do aceitante de Letra de Câmbio e do subscritor de Livrança – o problema do protesto por falta de pagamento, Porto, Legis Editora, 2011
RODRIGUES, Madeira, Das Letras: Aval e Protesto, Coimbra, Almedina, 2005
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
A RJP não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza, sendo os artigos publicados em acesso livre e aberto, com a missão de difusão do conhecimento científico e o debate de temas jurídicos na área das Ciências Jurídicas.



