A responsabilidade emergente da Lei sobre a Segurança Marítima e a importância do Código I.S.M. - o caso do derrame de hidrocarbonetos do MSC Patrícia em Sines (Portugal)

Autores

  • Duarte Lynce de FARIA Escola Superior Náutica Infante D. Henrique e Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa https://orcid.org/0000-0002-9569-4281

DOI:

https://doi.org/10.34625/issn.2183-2705(35)2024.ic-25

Palavras-chave:

segurança marítima, responsabilidade internacional, Regras de Haia, cláusulas de exoneração, Código I.S.M., derrame de hidrocarbonetos

Resumo

O aprofundamento e o desenvolvimento das regras de segurança marítima têm como consequência a eliminação progressiva das cláusulas de isenção ou de limitação da responsabilidade, designadamente, no regime internacional de responsabilidade por danos causados por derrames no meio marinho e na aplicação de fundos de indemnização.  Ao mesmo tempo que minimizam os "riscos" e os erros, o respeito pelas normas de segurança marítima reforça a luta contra as "ameaças" e limita a aplicação das cláusulas de exoneração e de limitação da responsabilidade. Estes instrumentos estão presentes, entre outros, nas convenções relativas à poluição resultante de derrames de hidrocarbonetos e nas convenções relativas ao transporte marítimo de mercadorias. O Código I.S.M., quando utilizado como referência para qualificar a conduta em causa, tem um impacto significativo na avaliação da responsabilidade civil pelas seguradoras e na responsabilidade penal. Este facto é particularmente evidente nos julgamentos dos derrames mais graves, incluindo o recente caso do N/M "Patrícia" em Sines, em outubro de 2016.  Com as novas técnicas e os modernos equipamentos a bordo dos navios, o carácter cada vez mais exigente da sua gestão obriga a uma nova abordagem das cláusulas de exoneração (da responsabilidade civil e dos seus limites), considerando as principais referências internacionais e os padrões de qualidade e de boas práticas a bordo.

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Publicado

2024-06-22

Como Citar

Duarte Lynce de FARIA. (2024). A responsabilidade emergente da Lei sobre a Segurança Marítima e a importância do Código I.S.M. - o caso do derrame de hidrocarbonetos do MSC Patrícia em Sines (Portugal). Revista Jurídica Portucalense, 540–565. https://doi.org/10.34625/issn.2183-2705(35)2024.ic-25

Edição

Secção

INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA