Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178Palavras-chave:
docente; formação docente; eLearning; profissionalização em serviço; profissionalidade docente.Resumo
Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.
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