Reflexos na construção da profissionalidade docente de um curso em eLearning de profissionalização em serviço
DOI:
https://doi.org/10.34627/vol4iss2pp158-178Palabras clave:
docente; formação docente; eLearning; profissionalização em serviço; profissionalidade docente.Resumen
Decorrida uma década após a realização da primeira edição (2009/10) do Curso de Profissionalização em Serviço para docentes do ensino público dos 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário realizado em eLearning, na Universidade Aberta de Portugal, fomos à procura dos seus reflexos na construção da profissionalidade dos docentes que o realizaram. Desse estudo, descritivo de abordagem quantitativa com a utilização de um questionário online como instrumento de recolha de dados e a folha de cálculo do Office 365 Excel para os analisar, surge este artigo que ambiciona ser, antes de mais, o ponto de partida de uma reflexão que se espera venha a ser alargada a todos os docentes de todas as edições do Curso de Profissionalização em Serviço. Dos resultados obtidos constata-se que para os professores que participaram no estudo as expetativas criadas antes do início do Curso, quanto ao contributo que este poderia trazer para construção da sua profissionalidade, foram concretizadas. O CPS trouxe consigo o ingresso na carreira docente para a generalidade dos docentes inquiridos que o frequentaram; o contributo do CPS, na construção da sua profissionalidade docente, foi relevante ou muito relevante.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Rui Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.