O Egito antigo ao alcance das mãos: O Discovery Tour como uma ferramenta inovadora no Ensino Imersivo e Interativo de História

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol7iss2e202417

Palavras-chave:

Ensino de história, Recurso didático, Discovery Tour

Resumo

Vivendo em uma sociedade altamente tecnológica e conectada, é crucial que a educação esteja alinhada com as experiências e interesses dos alunos. As Tecnologias de Informação e Comunicação desempenham um papel fundamental na vida cotidiana das novas gerações, moldando sua linguagem, modo de interação e busca de conhecimento. O objetivo deste estudo é analisar o potencial pedagógico do Discovery Tour como ferramenta auxiliar do professor de História e propor seu uso nas suas aulas, para um ensino mais atrativo e interativo. Destarte, realizamos uma revisão da literatura abrangendo o uso do Discovery Tour e o impacto dessas tecnologias na sociedade contemporânea como os estudos e conceitos de autores como Manuel Castells, que discute a Sociedade em Rede, e Pierre Lévy que cunhou o conceito de cibercultura. Esta revisão proporcionou uma base teórica para compreender o Discovery Tour como uma tecnologia educacional. Em seguida, analisamos detalhadamente as possibilidades e limitações dessa ferramenta no contexto do ensino de História, considerando aspectos históricos, técnicos, pedagógicos e de acessibilidade. Com base nas conclusões dessa análise, desenvolvemos uma proposta pedagógica para orientar os professores que desejam incorporar o Discovery Tour em suas aulas de História.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Edição

Secção

Dossier Temático