Vintage car: Uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual para resgate histórico-cultural na cidade de Belém
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202509Palavras-chave:
Realidade Virtual, História, Cidade, Educação, Resgate CulturalResumo
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de um protótipo de realidade virtual (RV) que recria a parte da cidade de Belém dos anos 1950, visando a educação e preservação do patrimônio cultural local. Motivado pelas transformações urbanas que ameaçam a memória histórica, o projeto utiliza design centrado no usuário, modelagem 3D e testes de usabilidade para criar uma experiência imersiva e educativa. A metodologia inclui revisão sistemática da literatura, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo, além de estudo de caso para garantir a fidelidade histórica e funcionalidade do protótipo. O estudo propõe que a RV pode aumentar o engajamento e aprendizagem sobre o patrimônio cultural, oferecendo uma interface intuitiva e acessível, validada por usuários reais. Referências a jogos e simulações históricas reforçam a base teórica e metodológica do projeto, que busca ser um modelo replicável para iniciativas similares de resgate cultural por meio da tecnologia imersiva.
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