Vintage car: Uma reflexão teórica sobre o desenvolvimento de um protótipo em realidade virtual para resgate histórico-cultural na cidade de Belém
DOI :
https://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202509Mots-clés :
Realidade Virtual, História, Cidade, Educação, Resgate CulturalRésumé
Este artigo apresenta uma reflexão sobre o desenvolvimento de um protótipo de realidade virtual (RV) que recria a parte da cidade de Belém dos anos 1950, visando a educação e preservação do patrimônio cultural local. Motivado pelas transformações urbanas que ameaçam a memória histórica, o projeto utiliza design centrado no usuário, modelagem 3D e testes de usabilidade para criar uma experiência imersiva e educativa. A metodologia inclui revisão sistemática da literatura, pesquisa exploratória, bibliográfica e de campo, além de estudo de caso para garantir a fidelidade histórica e funcionalidade do protótipo. O estudo propõe que a RV pode aumentar o engajamento e aprendizagem sobre o patrimônio cultural, oferecendo uma interface intuitiva e acessível, validada por usuários reais. Referências a jogos e simulações históricas reforçam a base teórica e metodológica do projeto, que busca ser um modelo replicável para iniciativas similares de resgate cultural por meio da tecnologia imersiva.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
© Elinaldo Ribeiro de Azevedo, Ingrid Nery Mendes, Lucas Bernard Veloso Fagundes, Otávio Noura Teixeira 2024

Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
