Investigação sobre a interação educacional em contextos online: o Teorema da Equivalência da Interação

Autores

  • Pedro Barbosa Cabral LE@D, Universidade Aberta
  • António Quintas-Mendes LE@D, Universidade Aberta

DOI:

https://doi.org/10.34627/vol1iss1pp91-112

Palavras-chave:

Teorema da Equivalência da Interação; Interação; Desenho Instrucional, Aprendizagem Online.

Resumo

Neste artigo analisamos parte de um estudo realizado em torno do Teorema da Equivalência da Interação (TEI), procurando assim contribuir para a investigação sobre esta temática. O estudo em causa ocorreu num contexto universitário online e teve como participantes 207 estudantes de uma unidade curricular. Utilizando uma metodologia mista de investigação, aplicou-se um questionário que visava posicionar os estudantes face ao tipo de interação mais valorizada dentro daquela unidade curricular, sendo que, posteriormente, se complementou essa análise através da análise de conteúdo às respostas dos participantes. Os resultados evidenciaram que os estudantes têm preferências semelhantes às já analisadas noutros estudos, embora se tenha verificado que na preferência pela interação estudante-professor há motivações que provavelmente estão associadas à importância cultural que é dada ao professor na sociedade. Verificamos assim que há um conjunto de avanços significativos já feitos em torno do TEI, apesar de ainda haver desafios que necessitam de respostas para refinar as suas teses.

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Publicado

2021-01-31

Edição

Secção

Outros Temas