Programa lúdico de intervenção para as funções executivas: estratégias baseadas em games na escola

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34627/redvol5iss2e202207

Palabras clave:

funções executivas, programa de intervenção, jogos digitais

Resumen

As funções executivas integram habilidades relacionadas aos aspectos cognitivos, comportamentais e emocionais e estão em pleno desenvolvimento na infância. Existem alguns programas de intervenção precoce, voltado a crianças inseridas no contexto escolar, que visam exercitar e aprimorar essas funções. Desse modo, o objetivo desse artigo é descrever, testar e validar o Programa Lúdico de Intervenção para as Funções Executivas - PRÓ-LIFE, detalhando o processo de desenvolvimento e criação. Para tanto, o estudo tem um viés qualitativo com uma testagem em campo e destaca o processo de criação, desenvolvimento e sistematização do PRÓ-LIFE. Apresenta-se o programa com seus componentes e estratégias para aplicação em contextos escolares, destacando as intervenções de forma geral. Ademais, são apresentados os resultados do projeto piloto realizado com crianças de idades entre 4 e 5 anos, que revelam a necessidade de alterar a faixa etária do público-alvo do programa, promovendo reflexões sobre a quantidade de atividades, bem como possibilitou a testagem das dinâmicas de compreensão dos testes psicológicos utilizados para mensuração das habilidades cognitivas das crianças.

Publicado

2022-10-20

Número

Sección

Dossier Temático