Desafios de um modelo de formação de professores em exercício baseado em dispositivos móveis em Moçambique: um projeto com futuro?
DOI:
https://doi.org/10.34627/redvol8iss1e202508Palabras clave:
formação de professores em exercício, educação a distância, aprendizagem móvelResumen
Este artigo descreve uma investigação conducente à obtenção do grau de mestre em Pedagogia de eLearning. Os autores apresentam e discutem uma experiência moçambicana de uso de dispositivos móveis na formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primário e educadores de adultos. No artigo analisam-se as limitações técnico-metodológicas e didáticas da equipa pedagógica da instituição provedora e dos implementadores ao nível das províncias, dos distritos e das escolas; analisam-se igualmente as limitações tecnológicas encontradas nos locais de residência e de trabalho dos potenciais candidatos à formação e confrontam-se os resultados desta análise com a pretensão do uso dos tablets e smartphones na implementação de um curso de formação em exercício e a distância dos professores do Ensino Primários e educadores de adultos. Neste contexto, realizou-se um estudo qualitativo, exploratório, descritivo e interpretativo no âmbito de um projeto para promover o impacto positivo do uso dos dispositivos móveis na formação dos professores, via Educação a distância. Este estudo permitiu concluir, entre outros aspetos, que embora os professores conheçam as vantagens pedagógicas do m-learning, necessitam da formação para o uso dos dispositivos móveis na aprendizagem.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Paulo Chissico, João Carlos Sacadura de Sousa Paz, António Teixeira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
