Pesquisa Narrativa e Curadoria de Conhecimentos na Cultura Digital
DOI :
https://doi.org/10.34627/vol3iss1pp115-130Mots-clés :
Metodologia de pesquisa em educação; cultura digital; habitus; curadoria de conhecimentos; narrativas docentes.Résumé
Novos artefatos tecnológicos, elementos pedagógicos emergentes e novas práticas educacionais exigem formações de professores diversificadas para que o contexto da cultura digital seja refletido e construído de forma transversal. Para pesquisas na área da educação voltadas à formação de professores, temos traçado caminhos metodológicos que dialogam com as mudanças e inconstâncias da cultura contemporânea. Nossa proposta traz o professor como curador de conhecimentos numa constante busca pela valorização de suas práticas pedagógicas, sobretudo, na problematização de como os artefatos tecnológicos são inseridos nessa prática docente integrada à pesquisa. Sendo assim, para pesquisar o contexto educativo, os artefatos tecnológicos e como as práticas docentes são constituídas, torna-se necessário que o pesquisador adote instrumentos de análise e métodos alinhados à cultura digital, refletida possa transformar o habitus do professor e, consequentemente, as práticas mediadas pelas tecnologias digitais.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Nuria Pons Vilardell Camas, Eduardo Fofonca, Claudia Coelho Hardagh 2020
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Os autores conservam os direitos de autor pelo seu trabalho e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.