Literacia de Prompts para Potenciar o Uso da Inteligência Artificial na Educação

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.34627/redvol6iss2e202308

Mots-clés :

Inteligência artificial, literacia de prompts, tecnologias generativas, educação

Résumé

A Inteligência Artificial (IA) está presente no nosso quotidiano e usámo-la como assistente nas nossas vidas quando pesquisamos na Web, recebemos sugestões de filmes, músicas, videojogos ou usamos o GPS. Nos últimos tempos, a IA ganhou nova dimensão com o aparecimento de tecnologias generativas como o ChatGPT, o Bard ou o Bing Chat. O seu impacto na educação não pode ser descurado, sendo imprescindível inserir a IA na formação inicial e contínua de professores. Aprender e desenvolver a literacia de prompts, como capacidade académica, constitui um requisito para conseguir interações eficazes com a máquina. O objetivo deste artigo é caracterizar a literacia de prompts apresentando modelos e dando exemplos de prompts, cujos resultados são analisados. Abordam-se diversos tipos de prompts que evidenciam capacidades do chatbot no apoio ao trabalho docente e discente, alertando-se para a necessidade de validar os resultados obtidos, que nem sempre são corretos.

Téléchargements

Publiée

2023-12-18